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Inversores Rotativos

Os inversores rotativos foram amplamente utilizados em aeronaves por muitos anos para converter corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) de frequência e tensão específicas. Seu princípio de funcionamento baseia-se na utilização de um motor de velocidade constante, que aciona um gerador alternador montado no mesmo eixo.

Componentes e Funcionamento

  • O inversor rotativo típico consiste em:
    • Motor CC: Alimentado por uma tensão de entrada de 26 a 29 Vcc.
    • Gerador CA: Produz saídas de:
      • 115 V monofásico
      • 115 V trifásico
      • 200 V trifásico
    • Ventoinha de arrefecimento: Acoplada ao eixo, garantindo o resfriamento do sistema durante a operação.
  • A frequência da corrente alternada gerada é padronizada em 400 Hz, independentemente da configuração de fase.

Manutenção

A manutenção dos inversores rotativos segue procedimentos semelhantes aos aplicados a motores e geradores. Esses procedimentos estão detalhados nos manuais de manutenção fornecidos pelos fabricantes e incluem:

  • Inspeção e substituição de componentes desgastados.
  • Lubrificação de rolamentos.
  • Verificação da integridade das conexões elétricas e da ventoinha de arrefecimento.

Substituição por Inversores Estáticos

Apesar de sua utilidade no passado, os inversores rotativos apresentavam algumas desvantagens significativas:

  • Peso elevado: Contribuía para o aumento da carga total da aeronave.
  • Alta demanda de manutenção: Devido ao desgaste mecânico, exigiam manutenção frequente e detalhada.
  • Menor eficiência: Comparados aos inversores estáticos modernos.

Com o desenvolvimento da tecnologia, quase todas as aeronaves modernas substituíram os inversores rotativos por inversores estáticos, que são mais leves, eficientes e exigem menos manutenção. Atualmente, os inversores rotativos são encontrados apenas em aeronaves antigas ou históricas, preservadas por motivos de autenticidade e valor histórico.