Inversores Rotativos
Os inversores rotativos foram amplamente utilizados em aeronaves por muitos anos para converter corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) de frequência e tensão específicas. Seu princípio de funcionamento baseia-se na utilização de um motor de velocidade constante, que aciona um gerador alternador montado no mesmo eixo.
Componentes e Funcionamento
- O inversor rotativo típico consiste em:
- Motor CC: Alimentado por uma tensão de entrada de 26 a 29 Vcc.
- Gerador CA: Produz saídas de:
- 115 V monofásico
- 115 V trifásico
- 200 V trifásico
- Ventoinha de arrefecimento: Acoplada ao eixo, garantindo o resfriamento do sistema durante a operação.
- A frequência da corrente alternada gerada é padronizada em 400 Hz, independentemente da configuração de fase.
Manutenção
A manutenção dos inversores rotativos segue procedimentos semelhantes aos aplicados a motores e geradores. Esses procedimentos estão detalhados nos manuais de manutenção fornecidos pelos fabricantes e incluem:
- Inspeção e substituição de componentes desgastados.
- Lubrificação de rolamentos.
- Verificação da integridade das conexões elétricas e da ventoinha de arrefecimento.
Substituição por Inversores Estáticos
Apesar de sua utilidade no passado, os inversores rotativos apresentavam algumas desvantagens significativas:
- Peso elevado: Contribuía para o aumento da carga total da aeronave.
- Alta demanda de manutenção: Devido ao desgaste mecânico, exigiam manutenção frequente e detalhada.
- Menor eficiência: Comparados aos inversores estáticos modernos.
Com o desenvolvimento da tecnologia, quase todas as aeronaves modernas substituíram os inversores rotativos por inversores estáticos, que são mais leves, eficientes e exigem menos manutenção. Atualmente, os inversores rotativos são encontrados apenas em aeronaves antigas ou históricas, preservadas por motivos de autenticidade e valor histórico.