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Fogo motor esquerdo B777

O sistema de proteção contra fogo no motor envolve dois sistemas o sistema de detecção e o sistema de extinção, aqui neste post falaremos sobre o sistema de extinção de fogo no motor do Boeing 777.

O Sistema de Extinção de fogo do motor do Boeing 777 tem duas garrafas (cilindros) extintoras de incêndio que contem Halon, que é o gás ou agente extintor de fogo pressurizado com nitrogênio.

Acionamento do sistema

Os interruptores (manetes) de fogo do motor na cabine de comando são puxados e girados para liberar o Halon como você pode ver na figura abaixo.

Manete (interruptores) de fogo dos motores

O Halon de cada garrafa pode ser descarregado no motor direito ou esquerdo. Os sistemas de mensagens alerta do motor e da tripulação (EICAS), mensagens de status e luzes indicadoras mostram quando a pressão da garrafa está baixa.

Engine Indicating and Crew Alerting System (EICAS)

As duas garrafas de extinção de fogo do motor estão localizados atrás do revestimento da parede lateral direita do compartimento de carga da frente, atrás da porta de carga.

As duas garrafas ou cilindros de extinção de fogo do motor são idênticos. Cada um tem os seguintes componentes:

  • Uma válvula de segurança e orifício de abastecimento
  • Uma alça para remoção e instalação
  • Um interruptor de pressão
  • Dois conjuntos de descarga
  • Uma placa de identificação
  • Quatro suportes de montagem

Garrafas de extinção de fogo

As garrafas contêm o agente extintor de incêndio Halon pressurizado com nitrogênio. Se a pressão na garrafa torna-se demasiado elevada, a válvula de segurança e orifício de abastecimeno abrem para a garrafa não explodir.

O conjunto de descarga ou disparo tem um SQUIB explosivo. Uma corrente elétrica do circuito de extinção de incêndio dispara o SQUIB. Isso libera o Halon através do bocal de descarga.

O interruptor de pressão dá indicações na cabine de comando quando a pressão na Garrafa (cilindro) diminui. O interruptor controla a pressão dentro da garrafa e normalmente está aberto. Quando a pressão diminui devido a uma fuga ou descarga da garrafa o interruptor se fecha.

SQUIB

O SQUIB é instalado na montagem de descarga na parte inferior da Garrafa (cilindro) do extintor. Uma de extinção de fogo tem dois SQUIBS, um para cada motor. O SQUIB é um dispositivo explosivo operado eletricamente.

Quando o SQUIB é ativado ele dispara um tarugo através de o disco quebrável, e pressão do nitrogênio dentro da garrafa empurra o Halon pelo bocal de descarga. O SQUIB dispara quando o interruptor de fogo é puxado e virado para a posição DISCH 1 ou DISCH 2.

Interruptor de Fogo no Motor

O painel de incêndio do motor está na cabine de comando na posição P8. O painel de incêndio do motor tem um interruptor de fogo para cada motor e uma descarga de luz para cada garrafa extintora.

O interruptor de incêndio do motor tem quatro funções:
• Dá indicação de incêndio do motor
• Para o motor
• Isola o motor dos sistemas do avião
• Controla o sistema de extinção de incêndio do motor

O conjunto de interruptor de fogo inclui um solenóide que bloqueia o interruptor de fogo para que a tripulação não pode puxá-lo acidentalmente.

Se um motor pegar fogo a luz de advertência do fogo acende-se e o solenóide se energiza para liberar o switch.

Quando o solenoide é energizado o detector de incêndio pode ser puxado.

Quando o funcionamento do sistema de detecção de incêndio ou o solenoide estão com defeito e a tripulação de voo quer extinguir fogo no motor, alguém tem que empurrar a chave auxiliar do interruptor.

A chave auxiliar do interruptor de fogo permite que o interruptor de fogo seja puxado quando o solenóide não estiver energizado.

Quando o interruptor de fogo é puxado, os contatos Push-Pull da chave operam circuitos elétricos que param o motor e o isolam a partir dos sistemas do avião.

Estando puxado ele pode ser girado para a esquerda ou para a direita para um mecânico parar na posição de descarga. Os contatos do comutador rotativo fecham e operar o sistema de extinção de incêndio.

Quando o interruptor de fogo é puxado o interruptor isola os seguintes sistemas de aeronaves do motor:

  • Fecha a válvula de combustível localizado na longarina da asa.
  • Desenergiza o selenoide de corte da unidade de medição de combustível do motor (FMU)
  • Fecha a válvula shutoff da bomba hidráulica do motor
  • Fecha o regulador de pressão e a válvula shutoff
  • Desenergisa a válvula de isolação do reversor
  • Desarma o gerador do motor
  • Desarma o gerador de emergência

Operação do Motor

Se um motor estiver pegando fogo o sistema de detecção de incêndio do motor dispara um alerta na cabine de comando.

As luzes de aviso de incêndio do motor identificam qual interruptor de fogo usar para extinguir o fogo.

O solenóide no interruptor de fogo energiza e libera o interruptor de modo que o interruptor de fogo possa ser puxado.

Se o solenoide não energizar, empurre a chave auxiliar para mudar manualmente. Quando o interruptor de fogo é puxado ele desliga o motor e o interruptor de incêndio isola o motor dos sistemas do avião.

Se os avisos de incêndio não desaparecem quando o interruptor é puxado, posicione o interruptor para DISCH 1 ou DISCH 2, e segure a chave por um segundo.

Isto dispara o SQUIB no cilindro extintor de incêndio e libera o agente extintor na nacele do motor.

Certifique-se de que a luz de descarga no cilindro acende. Se o primeiro cilindro não extinguir o fogo o interruptor deve ser colocado na outra posição DISCH. Isso dispara o SQUID para o outro cilindro ou garrafa.

Veja simulação de fogo no motor de um boeing 777

MANUAL ORIGINAL: BOEING 777 – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA FOGO

Boeing 777 Aircraft Maintenance Manual ATA 26 Fire Protection

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