![](https://hangarmma.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/Screenshot_5-1.png)
O sistema de proteção contra fogo no motor envolve dois sistemas o sistema de detecção e o sistema de extinção, aqui neste post falaremos sobre o sistema de extinção de fogo no motor do Boeing 777.
O Sistema de Extinção de fogo do motor do Boeing 777 tem duas garrafas (cilindros) extintoras de incêndio que contem Halon, que é o gás ou agente extintor de fogo pressurizado com nitrogênio.
Acionamento do sistema
Os interruptores (manetes) de fogo do motor na cabine de comando são puxados e girados para liberar o Halon como você pode ver na figura abaixo.
![](https://hangarmma.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/Screenshot_6-1-1024x579.png)
O Halon de cada garrafa pode ser descarregado no motor direito ou esquerdo. Os sistemas de mensagens alerta do motor e da tripulação (EICAS), mensagens de status e luzes indicadoras mostram quando a pressão da garrafa está baixa.
![](https://hangarmma.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/Screenshot_7.png)
As duas garrafas de extinção de fogo do motor estão localizados atrás do revestimento da parede lateral direita do compartimento de carga da frente, atrás da porta de carga.
![](https://hangarmma.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/Screenshot_1-1-1024x579.png)
As duas garrafas ou cilindros de extinção de fogo do motor são idênticos. Cada um tem os seguintes componentes:
- Uma válvula de segurança e orifício de abastecimento
- Uma alça para remoção e instalação
- Um interruptor de pressão
- Dois conjuntos de descarga
- Uma placa de identificação
- Quatro suportes de montagem
![](https://hangarmma.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/image.png)
Garrafas de extinção de fogo
As garrafas contêm o agente extintor de incêndio Halon pressurizado com nitrogênio. Se a pressão na garrafa torna-se demasiado elevada, a válvula de segurança e orifício de abastecimeno abrem para a garrafa não explodir.
O conjunto de descarga ou disparo tem um SQUIB explosivo. Uma corrente elétrica do circuito de extinção de incêndio dispara o SQUIB. Isso libera o Halon através do bocal de descarga.
O interruptor de pressão dá indicações na cabine de comando quando a pressão na Garrafa (cilindro) diminui. O interruptor controla a pressão dentro da garrafa e normalmente está aberto. Quando a pressão diminui devido a uma fuga ou descarga da garrafa o interruptor se fecha.
![](https://hangarmma.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/Screenshot_2-1-1024x357.png)
SQUIB
O SQUIB é instalado na montagem de descarga na parte inferior da Garrafa (cilindro) do extintor. Uma de extinção de fogo tem dois SQUIBS, um para cada motor. O SQUIB é um dispositivo explosivo operado eletricamente.
Quando o SQUIB é ativado ele dispara um tarugo através de o disco quebrável, e pressão do nitrogênio dentro da garrafa empurra o Halon pelo bocal de descarga. O SQUIB dispara quando o interruptor de fogo é puxado e virado para a posição DISCH 1 ou DISCH 2.
Interruptor de Fogo no Motor
O painel de incêndio do motor está na cabine de comando na posição P8. O painel de incêndio do motor tem um interruptor de fogo para cada motor e uma descarga de luz para cada garrafa extintora.
O interruptor de incêndio do motor tem quatro funções:
• Dá indicação de incêndio do motor
• Para o motor
• Isola o motor dos sistemas do avião
• Controla o sistema de extinção de incêndio do motor
O conjunto de interruptor de fogo inclui um solenóide que bloqueia o interruptor de fogo para que a tripulação não pode puxá-lo acidentalmente.
Se um motor pegar fogo a luz de advertência do fogo acende-se e o solenóide se energiza para liberar o switch.
Quando o solenoide é energizado o detector de incêndio pode ser puxado.
Quando o funcionamento do sistema de detecção de incêndio ou o solenoide estão com defeito e a tripulação de voo quer extinguir fogo no motor, alguém tem que empurrar a chave auxiliar do interruptor.
A chave auxiliar do interruptor de fogo permite que o interruptor de fogo seja puxado quando o solenóide não estiver energizado.
Quando o interruptor de fogo é puxado, os contatos Push-Pull da chave operam circuitos elétricos que param o motor e o isolam a partir dos sistemas do avião.
Estando puxado ele pode ser girado para a esquerda ou para a direita para um mecânico parar na posição de descarga. Os contatos do comutador rotativo fecham e operar o sistema de extinção de incêndio.
Quando o interruptor de fogo é puxado o interruptor isola os seguintes sistemas de aeronaves do motor:
- Fecha a válvula de combustível localizado na longarina da asa.
- Desenergiza o selenoide de corte da unidade de medição de combustível do motor (FMU)
- Fecha a válvula shutoff da bomba hidráulica do motor
- Fecha o regulador de pressão e a válvula shutoff
- Desenergisa a válvula de isolação do reversor
- Desarma o gerador do motor
- Desarma o gerador de emergência
Operação do Motor
Se um motor estiver pegando fogo o sistema de detecção de incêndio do motor dispara um alerta na cabine de comando.
As luzes de aviso de incêndio do motor identificam qual interruptor de fogo usar para extinguir o fogo.
O solenóide no interruptor de fogo energiza e libera o interruptor de modo que o interruptor de fogo possa ser puxado.
Se o solenoide não energizar, empurre a chave auxiliar para mudar manualmente. Quando o interruptor de fogo é puxado ele desliga o motor e o interruptor de incêndio isola o motor dos sistemas do avião.
Se os avisos de incêndio não desaparecem quando o interruptor é puxado, posicione o interruptor para DISCH 1 ou DISCH 2, e segure a chave por um segundo.
Isto dispara o SQUIB no cilindro extintor de incêndio e libera o agente extintor na nacele do motor.
Certifique-se de que a luz de descarga no cilindro acende. Se o primeiro cilindro não extinguir o fogo o interruptor deve ser colocado na outra posição DISCH. Isso dispara o SQUID para o outro cilindro ou garrafa.
Veja simulação de fogo no motor de um boeing 777
MANUAL ORIGINAL: BOEING 777 – SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA FOGO
Boeing 777 Aircraft Maintenance Manual ATA 26 Fire Protection
0 Comentários