REQUISITOS PARA SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE POTÊNCIA

Requisitos para Sistemas de Distribuição de Potência

Os sistemas de distribuição de potência em aeronaves devem atender a requisitos rigorosos estabelecidos pelas regulamentações aeronáuticas, como a FAR Part 23 para aeronaves normais, utilitárias e acrobáticas, e a FAR Part 25 para aeronaves de transporte. Esses requisitos são definidos em conjunto entre os fabricantes e a FAA (Federal Aviation Administration) durante o processo de certificação.

Requisitos Operacionais Básicos

  1. Funcionamento independente e combinado das fontes de energia:
    As fontes de energia (bateria, alternadores e geradores) devem operar corretamente tanto de forma isolada quanto combinada. Os alternadores que dependem da bateria para a excitação inicial ou estabilização podem ser afetados pela pane dessa bateria, mas isso não deve comprometer as demais fontes.
  2. Controles de fontes de energia:
    O sistema deve permitir o controle independente de cada fonte de energia. Em sistemas paralelos com múltiplos alternadores, é necessário que a desconexão de um alternador não afete o funcionamento dos outros.
  3. Geradores essenciais:
    Deve haver pelo menos um gerador capaz de alimentar os circuitos essenciais para a operação segura da aeronave. Caso exista o risco de corrente reversa fluindo para o gerador, um relé de corte de corrente reversa deve ser instalado. Alternadores não requerem esse relé, pois os diodos retificadores impedem o fluxo reverso de corrente.
  4. Regulação de tensão e proteção contra sobretensão:
    O sistema deve conter controles que garantam a regulação da saída do gerador dentro dos limites nominais e dispositivos de proteção contra sobretensão para evitar danos aos sistemas elétricos e equipamentos.
  5. Monitoramento do sistema:
    A tripulação deve ser alertada imediatamente em caso de falha de qualquer gerador. Indicadores como amperímetros, voltímetros e, em alguns casos, frequencímetros são necessários para monitorar a operação do sistema elétrico.

Conexão de fontes externas

  • Deve ser implementado um mecanismo para evitar a conexão incorreta de uma fonte de energia externa com polaridade reversa ou sequência de fase invertida.
  • Um diodo pode ser instalado em série com o circuito de controle do contator de potência externa. Caso a polaridade da fonte externa esteja incorreta, o diodo atuará como uma chave aberta, impedindo a conexão da energia externa ao sistema de distribuição.

Capacidade de carga operacional

O sistema deve ser capaz de fornecer energia elétrica para as seguintes condições:

  1. Cargas normais em condições operacionais normais.
  2. Cargas essenciais após a falha de qualquer fonte de energia primária (motor, alternador ou bateria).
  3. Cargas essenciais após a falha de um motor em aeronaves bimotoras.
  4. Cargas essenciais após a falha de dois motores em aeronaves com três motores ou mais.
  5. Cargas essenciais que requerem uma fonte de energia alternativa em caso de pane de qualquer sistema.

Especificações para aeronaves de transporte

Para aeronaves da categoria de transporte, os requisitos incluem:

  • Análise de carga elétrica detalhada para determinar o número e tipo de fontes de energia necessárias.
  • Garantia de que, durante qualquer condição operacional provável, a tensão e a frequência estejam dentro dos limites especificados para os equipamentos essenciais.
  • Prevenção de transientes do sistema que possam causar falhas críticas, fumaça ou risco de incêndio.

Desconexão das fontes de energia

Durante o voo, a tripulação autorizada deve ser capaz de desconectar individualmente e coletivamente as fontes de energia elétrica.

Capacidade de operação em emergência

Deve ser demonstrado que a aeronave pode operar com segurança por pelo menos 5 minutos sob regras de voo visual (VFR) com todas as fontes de energia normal inoperantes, exceto a bateria. A maioria das aeronaves comerciais excede esse requisito; por exemplo, o Boeing 737 pode operar por até 30 minutos com uma bateria totalmente carregada, alimentando todos os sistemas essenciais sem energia suplementar de geradores.


Esse conjunto de requisitos visa garantir a continuidade do fornecimento de energia, a segurança da tripulação e a proteção dos sistemas elétricos críticos em todas as situações operacionais possíveis.