O sistema de piloto automático em aeronaves é um sistema de controle automático projetado para manter a aeronave estabilizada nos eixos horizontal e lateral e seguir um rumo magnético previamente selecionado. Este sistema é essencial para reduzir o esforço do piloto, especialmente em voos longos, permitindo operações manuais mínimas. Dependendo do modelo, os sistemas de piloto automático podem controlar um, dois ou três eixos, correspondendo ao comando dos ailerons, profundores e leme de direção.
Os componentes básicos do sistema incluem:
- Giros: sensores que detectam os movimentos da aeronave em cada eixo.
- Servos: responsáveis por movimentar as superfícies de controle (aileron, profundor e leme) com base nos comandos do sistema.
- Amplificador: aumenta a intensidade dos sinais recebidos dos giros, fornecendo potência adequada para acionar os servos.
- Controlador: permite ao piloto operar o sistema manualmente, ajustando o rumo e a altitude desejados.
Esses sistemas oferecem segurança adicional, aumentando a precisão e eficiência em diversas fases do voo, como subida, descida e curvas, com simples ajustes nos comandos do piloto automático. Além disso, a capacidade de operar em múltiplos eixos garante maior estabilidade e conforto para passageiros e tripulação durante o voo.