Manutenção Piloto Automático
A manutenção do sistema de piloto automático em aeronaves envolve inspeção visual, substituição de componentes, limpeza, lubrificação e uma verificação operacional detalhada. Os controles de voo devem funcionar suavemente com o piloto automático desligado, sem interferência dos servomecanismos nos comandos manuais. O alinhamento e a operação do mecanismo de interconexão entre o sistema de controle de voo e o piloto automático são cruciais para garantir a segurança e precisão das operações.
Durante a manutenção, os cabos que operam as superfícies de comando devem ser inspecionados quanto à tensão correta. Uma verificação operacional do sistema é essencial após novas instalações, troca de componentes ou sempre que houver suspeita de falha. Esse processo requer que os giros estejam em rotação adequada e o amplificador aquecido antes de ligar o sistema.
Após a ativação do piloto automático, seguem-se testes que incluem manobras de curva e controle de atitude. Por exemplo, ao girar o botão de curva para a esquerda, o pedal de comando do leme esquerdo deve mover-se para frente, o manche deve se deslocar à esquerda e a coluna de controle deve mover-se levemente para trás. Verificações semelhantes são realizadas com o botão de pitch para mudanças na posição do nariz da aeronave. Durante estas verificações, a roda estabilizadora também deve acompanhar o movimento da coluna de controle.
É fundamental verificar a capacidade de sobrepujar manualmente o sistema, garantindo que todas as superfícies de comando retornem à posição central ao término dos testes. Por fim, testa-se o funcionamento do circuito de emergência que desliga o sistema ao ser ativado, garantindo que o piloto automático se desconecte sempre que necessário. Em todos os casos, os procedimentos específicos recomendados pelo fabricante devem ser seguidos.