Distribuição de Potência
As grandes aeronaves modernas utilizam sistemas de distribuição de potência CA e CC integrados. Os geradores trifásicos produzem tensão de 115 VCA, e, quando necessário, transformadores retificadores (TRUs) convertem essa tensão em 28 VCC. O TRU combina um transformador rebaixador com um retificador de onda completa. Em situações de emergência, inversores estáticos convertem energia da bateria em 115 VCA, alimentando o barramento CA essencial.
Em casos críticos de falha total do sistema elétrico, as aeronaves modernas podem empregar turbinas de ar de impacto (RATs) para acionar geradores de emergência e manter sistemas hidráulicos vitais.
Existem dois principais tipos de sistemas de distribuição de potência em grandes aeronaves:
- Barramento Segmentado:
Comum em aeronaves comerciais bimotores, como Boeing 737 e Airbus A320. Nesse sistema, cada gerador alimenta apenas suas cargas específicas, e os geradores não podem ser conectados simultaneamente ao mesmo barramento. Isso garante maior isolamento e confiabilidade. - Barramento Paralelo:
Utilizado em aeronaves com três ou mais motores, como Boeing 727 e DC-10. Todos os geradores compartilham a carga elétrica igualmente. Esse sistema é mais comum em aeronaves mais antigas. - Barramento Paralelo Segmentado:
Aplicado em aeronaves modernas de quatro motores, como o Boeing 747-400. Ele permite que os geradores operem em paralelo ou de forma independente, utilizando disjuntores de segmentação para isolar os barramentos conforme necessário.
Essa abordagem flexível e redundante garante a continuidade do fornecimento de energia, aumentando a segurança e a confiabilidade operacional das grandes aeronaves.