Indicador Radiomagnético – RMI

Indicador Radiomagnético – RMI

O Indicador Radiomagnético (RMI) é um instrumento presente em aeronaves, instalado nos painéis principal dianteiro e traseiro, que exibe informações de navegação baseadas em rádio. Ele é composto por dois ponteiros distintos e um cartão compasso giroestabilizado, integrados ao sistema PN-101.

Características principais:

  1. Ponteiros:
    • Um de barra simples (fino), usado para indicar informações do sistema VOR (VHF Omnidirectional Range).
    • Outro de barra dupla (grosso), que exibe informações do sistema ADF (Automatic Direction Finder).
  2. Cartão Compasso:
    • Também chamado de limbo móvel da bússola giromagnética.
    • Giroestabilizado, garantindo maior precisão durante o voo.
    • Possui um índice de proa fixo na parte superior, que serve como referência para leitura da proa magnética diretamente no cartão.
  3. Indicação de falha:
    • Uma bandeira OFF no canto superior direito alerta o piloto sobre falhas na sincronização magnética, problemas de alimentação interna ou operação em modo giro livre.
  4. Validade do sinal:
    • A ausência de sinal válido do VOR ou a seleção para modo ILS no sistema VHF-NAV provoca o estacionamento do ponteiro em 90°.

O RMI é fundamental para a navegação, permitindo que o piloto interprete com clareza as posições relativas das estações de rádio em relação à aeronave.