Codificador de Altitude
O codificador de altitude opera com base no sistema de código de Gillham, um padrão linear aprovado pela ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil) para transmissão de dados de altitude ao controle de tráfego aéreo. Esse sistema cobre uma faixa operacional de 0 a 49.000 pés, com incrementos de 100 pés e precisão de ±20 pés nas transições.
O núcleo do sistema é um disco codificador de vidro, que gira entre pares de diodos emissores de luz e fototransistores. O disco contém trilhas metálicas que atuam como obturadores, controlando a passagem de luz. Quando o disco gira, ele permite ou bloqueia a passagem de luz entre os emissores e os fototransistores, criando sinais que correspondem aos diferentes níveis de altitude.
Esses sinais acionam dez circuitos externos conectados ao transponder da aeronave. O transponder, por sua vez, trabalha em conjunto com o sistema IFF (Identification Friend or Foe) para transmitir os dados codificados ao controle de tráfego aéreo. A energização dos diodos é realizada por uma fonte de corrente contínua (DC). Esse sistema garante que a altitude da aeronave seja comunicada de maneira precisa e eficiente ao controle em solo.
A operação de acordo com o código de Gillham assegura compatibilidade com os sistemas de navegação e comunicação em uso internacionalmente.