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Acelerômetro

O acelerômetro mede a aceleração ao longo do eixo vertical da aeronave, sendo insensível a acelerações laterais e longitudinais. Graduado em unidades de “g”, representa a aceleração da gravidade (1g = 9,81 m/s² ou 32 pés/s²). Quando em repouso, o avião apresenta leitura de 1g positivo devido à gravidade. Durante manobras, forças centrífugas e a força “g” atuam sobre a estrutura da aeronave e seus ocupantes. A força “g” positiva aumenta o peso aparente, enquanto a força “g” negativa o reduz, podendo causar desconforto e problemas fisiológicos como visão cinzenta e vermelha, ou até perda de consciência.

O acelerômetro utiliza uma massa sensível de bronze fosforoso que se desloca conforme a aceleração, movendo ponteiros por meio de polias e engrenagens. O ponteiro principal exibe a aceleração instantânea, e dois ponteiros adicionais registram os valores máximos positivos e negativos durante o voo, permitindo ao piloto monitorar as cargas impostas à aeronave. O retorno dos ponteiros à posição inicial (1g) ocorre por meio de um botão de ajuste que libera as engrenagens.

Manter as forças dentro dos limites estruturais do avião é essencial, pois cargas excessivas podem comprometer a integridade da aeronave. A resistência em “g” de cada modelo é especificada na ordem técnica do fabricante.