A segurança a bordo das aeronaves é uma prioridade máxima na aviação, e o sistema de proteção contra incêndio nos motores desempenha um papel crucial nesse contexto. Este sistema, sofisticado e altamente integrado, é projetado para detectar e extinguir incêndios de forma eficiente, garantindo a proteção tanto da tripulação quanto dos passageiros.
Além disso, o conhecimento sobre as diferentes categorias de incêndios e os agentes extintores apropriados é essencial para a correta gestão de emergências.
Neste post, abordaremos os principais componentes e procedimentos relacionados ao sistema de proteção contra incêndio em motores, categorias de incêndio, agentes extintores e as melhores práticas para o manejo de incidentes tanto em voo quanto no solo.
Descrição do Sistema de Proteção Contra Incêndio em Motores
O sistema de proteção contra incêndio em motores é dividido em duas seções principais:
a) Sistema de Detecção de Superaquecimento e Incêndio: Este sistema utiliza sensores térmicos estrategicamente posicionados nas áreas com maior risco de incêndio. Existem dois tipos de sensores: os locais, que monitoram pontos específicos, e os sensores contínuos, em formato de fio, que cobrem áreas mais amplas ao longo de sua extensão.
Ao detectar níveis de calor acima do normal, o sistema ativa imediatamente um alarme sonoro e visual na cabine de comando, alertando a tripulação sobre a condição anormal.
b) Sistema de Extinção de Incêndio: Este sistema pode ser acionado automaticamente ou manualmente pelo piloto. Os componentes principais incluem as garrafas de agente extintor, a tubulação, as válvulas de controle e os aspersores, que são responsáveis pela distribuição do agente extintor para suprimir o fogo de maneira eficaz.
Categorias de Incêndio
Os incêndios são classificados em diferentes categorias, cada uma correspondendo a tipos específicos de materiais ou substâncias em combustão:
Classe A: Incêndios que envolvem materiais que deixam resíduos, como brasas ou cinzas. Exemplos incluem madeira, papel e tecidos.
Classe B: Refere-se a incêndios em líquidos inflamáveis, como gasolina, que estão em combustão.
Classe C: Abrange incêndios que ocorrem em materiais elétricos que estão energizados.
Classe D: Envolve metais em combustão, como magnésio.
Agentes Extintores
Os agentes extintores desempenham um papel crucial no combate a incêndios, sendo cada um adequado para tipos específicos de fogo. Os principais agentes extintores utilizados são:
Água: Atua no resfriamento de incêndios da Classe A. É comumente utilizada em extintores portáteis e veículos de combate a incêndio, podendo ser aplicada na forma de jato ou neblina.
Espuma: Eficaz na extinção de incêndios em líquidos inflamáveis (Classe B) por meio de abafamento. Embora seja corrosiva e possa danificar metais, é amplamente utilizada em incidentes aeronáuticos devido à sua alta eficiência em apagar incêndios causados por líquidos combustíveis.
Pó Químico: Utilizado para suprimir incêndios das Classes B e C, age por abafamento.
Pó Seco: Adequado para incêndios da Classe D, também atua por abafamento.
Dióxido de Carbono (CO₂): Preferido em incêndios envolvendo equipamentos elétricos, pois não conduz eletricidade, eliminando o risco de choques. No entanto, ao evaporar, pode causar queimaduras devido ao resfriamento intenso. Além disso, pode provocar asfixia em ambientes fechados, apesar de não ser tóxico.
É utilizado em extintores portáteis e fixos a bordo, mas muitas vezes é substituído pelo agente Halon, que possui características físicas semelhantes, mas oferece maior eficiência.
Procedimentos Contra Incêndio em Voo
Em caso de incêndio durante o voo, é fundamental que o piloto siga rigorosamente os procedimentos recomendados nos manuais da aeronave. Abaixo estão alguns princípios básicos aplicáveis a aviões leves:
a) Incêndio no Motor:
Interrompa imediatamente o fornecimento de combustível ao motor.
Desligue a chave elétrica geral (“Master Switch”).
Inicie os procedimentos para um pouso de emergência sem demora. Uma resposta rápida é essencial para evitar a propagação do fogo, que poderia comprometer a integridade estrutural da aeronave durante o voo.
Caso se confirme que o alarme de incêndio foi falso durante a descida, reverter as ações tomadas será suficiente para retomar o controle normal da aeronave.
b) Incêndio na Cabine:
Se o incêndio for de origem elétrica (por exemplo, se houver odor de fios queimados), desligue a chave elétrica geral (“Master Switch”).
Utilize os extintores de incêndio disponíveis e outros recursos a bordo para conter e extinguir o fogo.
Proceda para um pouso na pista mais próxima, a fim de realizar uma inspeção detalhada e adotar quaisquer medidas adicionais necessárias.
Procedimentos Contra Incêndio no Solo
É essencial que os procedimentos de segurança sejam rigorosamente seguidos em casos de incêndio no solo, tanto para proteger a aeronave quanto para garantir a segurança das pessoas envolvidas. Os principais procedimentos incluem:
a) Incêndio na Partida:
Siga os procedimentos detalhados nos manuais da aeronave.
Durante esses procedimentos, o fogo pode ser naturalmente extinto.
b) Incêndio Durante o Abastecimento:
O piloto ou a pessoa responsável pelo abastecimento deve estar adequadamente treinado para operar o equipamento ou o veículo de abastecimento.
O equipamento de combate a incêndio deve estar pronto para uso imediato.
Em caso de incêndios de grandes proporções, será necessária a intervenção de um veículo de combate a incêndio, operado por uma equipe treinada e equipada com os devidos recursos de proteção, como capacetes, roupas especializadas, botas, respiradores e ferramentas, devido ao elevado risco envolvido.
A compreensão detalhada dos sistemas de proteção contra incêndio em motores, das categorias de incêndio e dos agentes extintores é fundamental para garantir a segurança operacional em situações de emergência.
Os procedimentos descritos são parte integral do treinamento de pilotos e tripulantes, e sua correta aplicação pode significar a diferença entre um incidente controlado e um desastre.
Portanto, é vital que todos os envolvidos na operação de aeronaves estejam familiarizados com esses sistemas e preparados para agir de forma rápida e eficaz em caso de necessidade. A segurança na aviação depende da prevenção e da resposta eficiente a emergências, e o conhecimento técnico é a base para isso.