
Checklist ou “lista de verificações” em português, deve ser executada pelo piloto em certas fases do voo, gerando assim, maior eficiência e segurança de voo.
O não cumprimento desse item ou a falha em executá-lo pode resultar em acidentes aéreos que seriam evitados se cumpridos e feitos de maneira correta pelos pilotos.
Sempre use checklists ao realizar a inspeção de uma aeronave.
O checklist pode ter um formato próprio ou ser fornecido pelo fabricante do equipamento a ser inspecionado, ou obtido em alguma outra fonte.
O checklist deve incluir a verificação do seguinte:
1. Fuselagem e conjuntos estruturais.
- Tecidos e superfícies – deterioração, distorção, evidências de falha e defeitos ou encaixes não adequados.
- Sistemas e componentes – adequação da instalação, defeitos aparentes e eficiência de operação.
- Tanques de combustível, tanques de ar e peças relacionadas – condições.
2. Conjunto da cabine e cabine de comando.
- Visão geral – limpeza e equipamentos soltos que deveriam estar em local seguro.
- Assentos e cintos de segurança – condições e segurança.
- Janelas e pára-brisa – deterioração e quebra.
- Instrumentos – condições, montagem, marcações e operação adequada (quando possível).
- Controles de voo e motor – devida instalação e operação.
- Baterias – instalação devida e carga.
- Todos os sistemas – instalação, condições gerais, defeitos aparentes e segurança de encaixes.
3. Conjunto de motor e nacele.
- Seção do motor – evidencia visual de vazamento excessivo de óleo, combustível ou fluídos hidráulicos e a origem desses vazamentos.
- Studs e parafusos – se estão devidamente apertados e se possuem defeitos aparentes.
- Motor interno – compressão do cilindro e partículas de metal ou materiais estranhos nos filtros e bujões dreno do óleo. Se a compressão do cilindro estiver fraca verifique se há inadequação das condições internas e tolerâncias.
- Suporte do motor – rachaduras, afrouxamento do suporte e afrouxamento do motor no Suporte.
- Amortecedor de vibrações – condições e deterioração.
- Controles do motor – defeitos, direção e segurança adequadas.
- Tubulações, mangueiras e grampos – vazamentos, condições e afrouxamento.
- Saída do escapamento – rachaduras, defeitos e encaixe adequado.
- Acessórios – defeitos aparentes e segurança do suporte.
- Todos os sistemas – instalação adequada, defeitos das condições gerais e segurança do encaixe. Capô – rachaduras e defeitos.
- Teste de solo e checagem funcional – verificação da resposta de todos os controles e sistemas do motor e a indicação e operação adequadas dos instrumentos.
4. Conjunto do trem de pouso.
- Todas as unidades – condições e segurança de fixação.
- Aparelhos de absorção de impacto – nível de óleo adequado. Conexões, tirantes e componentes – desgaste indevido ou excessivo, fadiga e distorção.
- Mecanismos de retração e trancamento – operação adequada.
- Tubulação hidráulica – vazamentos.
- Sistema elétrico – possíveis interferências na fiação e operação adequada dos interruptores.
- Rodas – rachaduras, defeitos e condições dos mancais.
- Pneus – desgaste e cortes.
- Freios – regulagem adequada.
- Flutuadores e skis – segurança de fixação e defeitos evidentes.
5. Asa e seção central.

- Todos os componentes – condição e segurança.
- Tecido e superfície – deterioração, distorção e outras falhas evidentes, e segurança de fixação.
- Estrutura interna (longarina, nervuras, componentes imprensados) – rachaduras, dobras e segurança.
- Superfícies móveis – danos ou defeitos aparentes, fixação do tecido ou superfície insatisfatória e curso correto.
- Mecanismo de controle – liberdade de movimento, alinhamento e segurança.
- Cabos de controle – tensão adequada, travamento, desgaste e posicionamento através das guias e polias.
6. Conjunto da Cauda.
- Superfícies fixas – danos ou defeitos aparentes, fixadores frouxos e segurança da fixação.
- Superfícies de controle móveis – danos ou defeitos aparentes, fixadores frouxos, tecido solto ou distorção na superfície.
- Tecidos e revestimentos – abrasão, rasgos, cortes ou defeitos, distorção e deterioração.
7. Conjunto propulsor.

- Conjunto propulsor – rachaduras, cortes, dobras e vazamento de óleo.
- Parafusos – se estão apertados devidamente e segurança.
- Dispositivos anticongelantes – operação adequada e defeitos aparentes.
- Mecanismos de controle – operação adequada, segurança do suporte e curso.
8. Conjunto de navegação e comunicação.
- Rádio e equipamentos eletrônicos – devida instalação e segurança do suporte.
- Cabos e condutores – trajeto adequado, segurança do suporte e defeitos aparentes.
- Ligações e isolamento – instalação devida e condições.
- Antenas – condições, segurança do suporte e instalação adequada.
9. Diversos
- Equipamento de primeiros socorros e emergência – condições gerais e armazenamento adequado.
- Paraquedas, botes salva vidas, sinalizadores e outros – conformidade com as recomendações do fabricante.
- Sistema de piloto automático – condições gerais, segurança da fixação e operação adequada.
Modelo checklist do Airbus A320 (disponível para download)

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Fonte: Manual FAA Fundamentos de Inspeções.
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