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Checklists e inspeção de pré-voo

Checklist ou “lista de verificações” em português, deve ser executada pelo piloto em certas fases do voo, gerando assim, maior eficiência e segurança de voo.

O não cumprimento desse item ou a falha em executá-lo pode resultar em acidentes aéreos que seriam evitados se cumpridos e feitos de maneira correta pelos pilotos. 

Sempre use checklists ao realizar a inspeção de uma aeronave.

O checklist pode ter um formato próprio ou ser fornecido pelo fabricante do equipamento a ser inspecionado, ou obtido em alguma outra fonte.

O checklist deve incluir a verificação do seguinte:

1. Fuselagem e conjuntos estruturais.

  • Tecidos e superfícies – deterioração, distorção, evidências de falha e defeitos ou encaixes não adequados.
  • Sistemas e componentes – adequação da instalação, defeitos aparentes e eficiência de operação.
  • Tanques de combustível, tanques de ar e peças relacionadas – condições.

2. Conjunto da cabine e cabine de comando.

  • Visão geral – limpeza e equipamentos soltos que deveriam estar em local seguro.
  • Assentos e cintos de segurança – condições e segurança.
  • Janelas e pára-brisa – deterioração e quebra.
  • Instrumentos – condições, montagem, marcações e operação adequada (quando possível).
  • Controles de voo e motor – devida instalação e operação.
  • Baterias – instalação devida e carga.
  • Todos os sistemas – instalação, condições gerais, defeitos aparentes e segurança de encaixes.

3. Conjunto de motor e nacele.

  • Seção do motor – evidencia visual de vazamento excessivo de óleo, combustível ou fluídos hidráulicos e a origem desses vazamentos.
  • Studs e parafusos – se estão devidamente apertados e se possuem defeitos aparentes.
  • Motor interno – compressão do cilindro e partículas de metal ou materiais estranhos nos filtros e bujões dreno do óleo. Se a compressão do cilindro estiver fraca verifique se há inadequação das condições internas e tolerâncias.
  • Suporte do motor – rachaduras, afrouxamento do suporte e afrouxamento do motor no Suporte.
  • Amortecedor de vibrações – condições e deterioração.
  • Controles do motor – defeitos, direção e segurança adequadas.
  • Tubulações, mangueiras e grampos – vazamentos, condições e afrouxamento.
  • Saída do escapamento – rachaduras, defeitos e encaixe adequado.
  • Acessórios – defeitos aparentes e segurança do suporte.
  • Todos os sistemas – instalação adequada, defeitos das condições gerais e segurança do encaixe. Capô – rachaduras e defeitos.
  • Teste de solo e checagem funcional – verificação da resposta de todos os controles e sistemas do motor e a indicação e operação adequadas dos instrumentos.

4. Conjunto do trem de pouso.

  • Todas as unidades – condições e segurança de fixação.
  • Aparelhos de absorção de impacto – nível de óleo adequado. Conexões, tirantes e componentes – desgaste indevido ou excessivo, fadiga e distorção.
  • Mecanismos de retração e trancamento – operação adequada.
  • Tubulação hidráulica – vazamentos.
  • Sistema elétrico – possíveis interferências na fiação e operação adequada dos interruptores.
  • Rodas – rachaduras, defeitos e condições dos mancais.
  • Pneus – desgaste e cortes.
  • Freios – regulagem adequada.
  • Flutuadores e skis – segurança de fixação e defeitos evidentes.

5. Asa e seção central.

Inspecinando asa (checklist)
  • Todos os componentes – condição e segurança.
  • Tecido e superfície – deterioração, distorção e outras falhas evidentes, e segurança de fixação.
  • Estrutura interna (longarina, nervuras, componentes imprensados) – rachaduras, dobras e segurança.
  • Superfícies móveis – danos ou defeitos aparentes, fixação do tecido ou superfície insatisfatória e curso correto.
  • Mecanismo de controle – liberdade de movimento, alinhamento e segurança.
  • Cabos de controle – tensão adequada, travamento, desgaste e posicionamento através das guias e polias.

6. Conjunto da Cauda.

  • Superfícies fixas – danos ou defeitos aparentes, fixadores frouxos e segurança da fixação.
  • Superfícies de controle móveis – danos ou defeitos aparentes, fixadores frouxos, tecido solto ou distorção na superfície.
  • Tecidos e revestimentos – abrasão, rasgos, cortes ou defeitos, distorção e deterioração.

7. Conjunto propulsor.

  • Conjunto propulsor – rachaduras, cortes, dobras e vazamento de óleo.
  • Parafusos – se estão apertados devidamente e segurança.
  • Dispositivos anticongelantes – operação adequada e defeitos aparentes.
  • Mecanismos de controle – operação adequada, segurança do suporte e curso.

8. Conjunto de navegação e comunicação.

  • Rádio e equipamentos eletrônicos – devida instalação e segurança do suporte.
  • Cabos e condutores – trajeto adequado, segurança do suporte e defeitos aparentes.
  • Ligações e isolamento – instalação devida e condições.
  • Antenas – condições, segurança do suporte e instalação adequada.

9. Diversos

  • Equipamento de primeiros socorros e emergência – condições gerais e armazenamento adequado.
  • Paraquedas, botes salva vidas, sinalizadores e outros – conformidade com as recomendações do fabricante.
  • Sistema de piloto automático – condições gerais, segurança da fixação e operação adequada.

Modelo checklist do Airbus A320 (disponível para download)

checklist do A320

.

Fonte: Manual FAA Fundamentos de Inspeções.

Download

Checklist Airbus A320

Chapter 08 Inspection Fundamentals

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