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Os motores de aeronaves podem ser classificados por vários modos. Eles podem ser classificados por ciclos de operação, arranjo do cilindro, ou o método de produção de empuxo.

Todos os motores térmicos têm em comum a capacidade de converter energia calorífica em energia mecânica, por meio do fluxo de uma massa de fluido através desse motor.

A maioria dos motores de aeronaves atuais é do tipo de combustão interna, porque o processo de combustão ocorre dentro ou no interior do motor.

Você pode ver dois exemplos disso nas figuras abaixo.

Turbo jato (não alternativo)
turbo hélice (não alternativo)

Existem muitos tipos diferentes de motores de aeronave, tais como TURBO JATO, TURBOÉLICE, MOTOR ALTERNATIVO, entre outros.

Vamos descrever de uma forma geral aqui o do tipo alternativo também chamado de motor convencional.

TIPOS DE MOTORES ALTERNATIVOS (AÇÃO ALTERNADA DOS PISTÕES)

Os motores alternativos e de turbina a gás também têm subdivisões com base no tipo de arranjo de cilindro (pistão) e faixa de velocidade (turbina a gás).

Foram criados muitos tipos de motores alternativos. No entanto, os fabricantes têm desenvolvido alguns projetos que são mais usados do que outros e são, portanto, conhecidos como convencionais.

No entanto, os fabricantes têm desenvolvido alguns projetos que são mais usados do que outros e são, portanto, conhecidos como convencionais.

Classificação dos motores alternativos

Os motores alternativos podem ser classificados de acordo com a montagem dos cilindros com relação ao eixo de manivelas (em linha, em V, radial e opostos) ou de acordo com método de refrigeração (a líquido ou a ar).

Realmente, todos os motores são refrigerados através da transferência do excesso de calor para o ar ao seu redor.

REFRIGERAÇÃO DO MOTOR ALTERNATIVO

Na verdade todos motores de pistão são arrefecidos através da transferência de calor em excesso para o ar circundante.

Nos motores refrigerados a ar, esta transferência de calor é direta dos cilindros para o ar.

Motor alternativo

Portanto, é necessário colocar aletas de metal fino (figura abaixo) nos cilindros de um motor refrigerado a ar, a fim de ter uma maior superfície para transferência de calor.

Um exemplo de um cilindro de motor como alhetas de refrigeração.

A maioria dos motores de aeronaves alternativos é refrigerada a ar, embora alguns motores de alta potência usem um eficiente sistema de arrefecimento líquido.

Nos motores com refrigeração líquida o calor é transferido a partir dos cilindros para o líquido de arrefecimento, que é então enviado através de tubos e arrefece dentro de um radiador colocado na corrente de ar.

O radiador de refrigeração deve ser grande o suficiente para resfriar o líquido de forma eficiente.

O principal problema com a refrigeração líquida é o peso agregado pelo líquido de arrefecimento, trocador de calor (radiador) e tubulação para ligar os componentes.

Motores de refrigeração líquida permitem que alta potência seja obtida a partir do motor de forma segura.

Motores em Linha

Motor em linha

Um motor em linha geralmente tem um número par de cilindros, embora alguns motores de três cilindros tenham sido construídos.

Motores Opostos ou Tipo ‘O’

O motor oposto tem duas carreiras de cilindros diretamente opostas uma a outra, com um virabrequim no centro. Os pistãos dos cilindros de ambos os bancos estão ligados a um único virabrequim.

Motor oposto

Motores Tipo V

Em motores em V os cilindros estão dispostos em duas carreiras em linha, geralmente separadas a 60°. A maioria dos motores tem 12 cilindros, que são refrigerados a líquido ou ar.

motor em V

Motores Radiais

O motor radial consiste em uma fileira ou fileiras de cilindros dispostos radialmente sobre um cárter central.

Este tipo de motor já provou ser muito robusto e confiável. O número de cilindros que compõem uma fileira pode ser três, cinco, sete ou nove.

Motor radial

Fonte: Manual FAA Motores de Aeronaves (disponível para download)

MATERIAL DE APOIO

FAA MANUAL – Chapter 01 Aircraft Engines

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