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Distribuição de Potência B777

O Boeing 777, o maior avião de passageiros bimotor, foi pioneiro na adoção de sistemas elétricos avançados, operando com oito geradores: dois principais acionados pelos motores, dois geradores de reserva CA, dois geradores CC para controles de voo e um gerador acionado pela turbina de ar de impacto (RAT) que fornece 7,5 kVA em situações de emergência total.

Os geradores principais são do tipo IGD (geradores de acionamento integrado) e fornecem 115 VCA a 400 Hz, com uma capacidade máxima de 120 kVA. Em caso de falha elétrica, os geradores de reserva de velocidade variável e frequência constante (VSCF) assumem a função, produzindo 115 VCA a 20 kVA. A redundância é ainda garantida pela APU, que pode ser utilizada durante o voo.

Os controles de voo do B777 operam por um sistema fly-by-wire, sem mecanismos de reserva mecânicos, o que torna o fornecimento de energia essencial para a operação da aeronave. Para isso, cada motor aciona dois geradores CC que alimentam os sistemas de controle de voo.

A gestão da energia elétrica é realizada pelo Sistema Eletrônico de Gestão de Cargas (ELMS), que monitora e distribui a potência de forma automática através de barramentos digitais. Cargas críticas, como os instrumentos de voo do capitão e do primeiro oficial, recebem energia prioritária dos transformadores-retificadores (TRUs) e, em última instância, da bateria principal em caso de falha total.

Esse sistema projetado com múltiplos níveis de redundância garante a operação segura da aeronave, mesmo em situações de emergência extremas.