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Outras Luzes

Os circuitos de iluminação em grandes aeronaves incluem uma variedade de luzes projetadas para auxiliar nas operações de voo, manuseio de carga, manutenção e segurança.

Luzes de manutenção:

  • Localizadas em áreas estratégicas como alojamentos das rodas do trem de pouso, compartimentos de motores e equipamentos elétricos.
  • Alimentadas por barramento de manutenção no solo, utilizando energia externa.

Luzes do compartimento de carga:

  • Auxiliam no armazenamento e manuseio de cargas.
  • Geralmente alimentadas por fontes de energia CA de solo.
  • Distribuídas estrategicamente para iluminação uniforme.

Luzes exteriores:

  1. Luzes de iluminação da asa:
    • Iluminam os bordos de ataque para inspeção de gelo ou danos.
    • Utilizadas por equipes de manutenção e tripulantes.
  2. Luzes de aterrissagem:
    • Comumente três ou mais, montadas no nariz e asas.
    • Automáticas em algumas aeronaves, desligando ou reduzindo intensidade quando o trem de pouso é retraído.
  3. Luzes de pista:
    • Iluminam áreas laterais durante o taxiamento para maior visibilidade do solo.
  4. Luzes anticolisão:
    • Montadas nas pontas das asas e nas partes superior e inferior da fuselagem.
    • Incluem faróis giratórios ou luzes piscantes vermelhas e estroboscópicas brancas.
  5. Luzes de posição:
    • Indicadores de direção:
      • Vermelha à esquerda, verde à direita e branca na traseira.
    • Ponta das asas contém luzes coloridas (frontal e lateral) e brancas (traseira).

Manutenção:
Os circuitos de iluminação variam amplamente entre fabricantes e modelos de aeronaves. Consulte sempre os manuais e dados atualizados para intervenções seguras e eficazes nos sistemas de iluminação.

Essas luzes, estrategicamente distribuídas, melhoram a visibilidade, segurança e operação, atendendo às diversas demandas de voo e solo.