Rádio Farol (Marker Beacon)
O rádio farol é um componente integrado ao sistema de pouso por instrumentos (ILS – Instrument Landing System). Ele transmite sinais de rádio de VHF altamente direcionais e é utilizado para fornecer referências de posição ao longo de uma aproximação estabelecida, principalmente durante a aproximação final à pista.
Tipos de Rádio Farol no ILS
- Indicador Externo (Outer Marker – OM):
- Localizado aproximadamente a 5 milhas náuticas (8 km) da extremidade da pista.
- Opera com uma frequência de 75 MHz e modula o sinal em 400 Hz.
- Gera uma luz azul piscante no painel de instrumentos da aeronave.
- Indica ao piloto que a aeronave entrou na fase inicial da aproximação final.
- Indicador Médio (Middle Marker – MM):
- Posicionado a cerca de 2/3 de milha náutica (1 km) da pista.
- Modula o sinal em 1300 Hz, acionando uma luz âmbar piscante no painel.
- Indica que a aeronave está na fase intermediária da aproximação final, próxima ao ponto de descida ideal na rampa de planeio.
- Indicador Interno (Inner Marker – IM):
- Situado a cerca de 1500 pés (457 m) da extremidade da pista.
- Modula o sinal em 3000 Hz, acionando uma luz branca no painel de instrumentos.
- Usado em pistas equipadas para aproximações de precisão, marcando o início da zona de toque.
Funcionamento
- O transmissor do rádio farol emite sinais de rádio de VHF em uma frequência fixa de 75 MHz, modulados com sinais de áudio específicos (400 Hz, 1300 Hz ou 3000 Hz).
- Quando a aeronave passa sobre um dos faróis, os receptores na aeronave captam o sinal, acionando indicadores visuais e auditivos no cockpit.
- Esses sinais proporcionam uma referência precisa de distância ao longo da trajetória de aproximação.
Localização e Controle
- Os receptores do rádio farol geralmente estão localizados no rack de equipamentos da aeronave.
- A ativação é automática quando a chave-mestra do sistema aviônico é ligada, sem necessidade de controle específico.
Benefícios Operacionais
O sistema de rádio farol fornece ao piloto indicações claras e visíveis da distância em relação à pista durante a aproximação final, especialmente em condições de baixa visibilidade. Ele é parte crucial do sistema ILS, complementando as informações do localizador e da rampa de planeio para garantir um pouso seguro e preciso.