fbpx

Sistemas de Aumento de GPS

Os sistemas de aumento de GPS são tecnologias desenvolvidas para melhorar a precisão, confiabilidade e disponibilidade do GPS, especialmente para uso em navegação aérea. Nos Estados Unidos, destacam-se o WAAS (Wide Area Augmentation System) e o LAAS (Local Area Augmentation System), ambos projetados para atender às exigências de todas as fases de voo, incluindo aproximações de pouso.


Wide Area Augmentation System (WAAS)

  1. Funcionamento:
    • Rede de Estações Terrestres:
      • Uma rede de estações de referência no solo mede variações nos sinais de satélite GPS.
    • Correção em Tempo Real:
      • Os dados das estações de referência são enviados para estações mestras, que processam as variações e enviam correções para satélites geoestacionários.
    • Transmissão para a Aeronave:
      • Os satélites WAAS retransmitem as mensagens de correção para receptores GPS com função WAAS nas aeronaves.
      • O receptor utiliza essas correções para calcular a posição com extrema precisão.
  2. Cobertura e Aplicação:
    • Cobre os Estados Unidos, incluindo o Havaí e partes do Canadá e México.
    • Permite que aeronaves usem o GPS para todas as fases do voo, incluindo aproximações de pouso em aeroportos dentro da área de cobertura.
  3. Classificação ICAO:
    • Chamado de SBAS (Satellite-Based Augmentation System) pela ICAO.
    • Sistemas similares estão sendo desenvolvidos na Europa (EGNOS) e Ásia.

Local Area Augmentation System (LAAS)

  1. Funcionamento:
    • O LAAS fornece correções em um nível mais refinado do que o WAAS, utilizando estações terrestres locais instaladas nos aeroportos.
    • Cobertura Local:
      • Abrange um raio de aproximadamente 25 NM (milhas náuticas) em torno de cada aeroporto equipado.
  2. Correção Diferencial:
    • As estações terrestres locais calculam a posição com base em sinais GPS recebidos e a comparam com posições levantadas topograficamente.
    • As correções são transmitidas às aeronaves por um link de dados VHF.
  3. Aplicações:
    • Ideal para aproximações de precisão em condições de baixa visibilidade.
    • Permite que os receptores GPS apresentem informações semelhantes às de um ILS.

Impacto na Aviação

  1. Evolução da Confiabilidade do GPS:
    • Inicialmente, o GPS foi usado como um sistema complementar à navegação por área.
    • Com o tempo, certificações como TSO-C129a e TSO-C146a permitiram o uso do GPS como fonte primária de navegação em cruzeiros e aproximações de não precisão.
  2. Certificação TSO-C146a:
    • Publicada em 2002, certifica equipamentos GPS que utilizam WAAS para aproximações de precisão sem necessidade de outros equipamentos de navegação convencionais.
  3. Benefícios Operacionais:
    • Melhor precisão em todas as fases do voo.
    • Redução de dependência de infraestruturas terrestres convencionais, como VOR e ILS.
    • Maior segurança em aproximações de baixa visibilidade.

Resumo

Os sistemas de aumento de GPS, como WAAS e LAAS, complementam e potencializam o uso do GPS em aviação. Com cobertura mais ampla (WAAS) e correções locais refinadas (LAAS), essas tecnologias permitem que aeronaves modernas operem com maior precisão e confiabilidade, transformando o GPS em uma ferramenta essencial para navegação aérea.