Unidades Principais de Sistemas de Radar Analógicos
Os sistemas de radar analógicos, embora menos sofisticados que os digitais modernos, ainda desempenham um papel importante na aviação, principalmente em aplicações meteorológicas e de navegação. Esses sistemas baseiam-se em componentes que trabalham juntos para transmitir, receber e processar sinais de radar. A seguir, é detalhado o funcionamento e os principais elementos de um radar analógico.
Unidades Principais e Suas Funções
- Sincronizador:
- Responsável por sincronizar as operações do transmissor, receptor e indicador.
- Gera pulsos de disparo que determinam a temporização do sistema.
- Misturador:
- Armazena energia em uma rede de indutores e capacitores.
- Libera pulsos de alta tensão ao transmissor quando ativado pelo sincronizador.
- Transmissor:
- O principal componente é o magnétron, um tubo que converte pulsos de alta tensão em pulsos de alta frequência (ex.: 5400 MHz em radares meteorológicos).
- Esses pulsos são enviados ao sistema da antena para emissão.
- Duplexador:
- Atua como uma chave eletrônica que alterna a conexão da antena entre o transmissor e o receptor.
- Durante a transmissão, impede que o sinal de alta energia entre no receptor.
- Durante a recepção, direciona os sinais refletidos para o receptor.
- Sistema de Antena:
- Focaliza e emite os pulsos de radar no espaço.
- Recebe ecos refletidos e os encaminha ao receptor.
- Pode ser parabólica ou plana:
- Parabólica: Comum em radares de solo, utiliza um refletor para concentrar o feixe.
- Plana: Mais compacta, usada em radares aéreos modernos.
- Receptor:
- Recebe e processa os ecos dos sinais refletidos.
- Realiza a conversão super-heteródina para reduzir a frequência de entrada (ex.: de 5400 MHz para uma intermediária de 60 MHz).
- Amplifica, detecta e envia os sinais processados aos amplificadores de vídeo.
- Indicador:
- Originalmente um tubo de raios catódicos (CRT), agora frequentemente substituído por telas LCD.
- Exibe a direção e distância dos alvos no display.
- Pode incluir marcadores de alcance, que são círculos concêntricos representando distâncias a partir do centro do radar.
Operação do Sistema
- Transmissão:
- O magnétron gera pulsos de alta frequência que passam pelo duplexador e seguem pela guia de onda até a antena.
- A antena focaliza os pulsos em um feixe e os irradia para o ambiente.
- Recepção:
- Os sinais refletidos (ecos) retornam pela antena e são redirecionados pelo duplexador ao receptor.
- O receptor processa os ecos, amplifica os sinais e os encaminha ao indicador.
- Estabilização da Antena:
- Guia de Onda:
- Direciona os sinais de radar entre o transmissor, receptor e antena.
- Impede que os sinais escapem pelas laterais, garantindo eficiência.
- Varredura:
Benefícios e Limitações
- Benefícios:
- Simplicidade operacional.
- Compatibilidade com sistemas mais antigos.
- Adequado para detecção meteorológica e navegação básica.
- Limitações:
- Sensibilidade a ruídos e interferências externas.
- Menor precisão e capacidade de processamento em comparação com sistemas digitais modernos.
Os radares analógicos, com seu design robusto e funcionalidade comprovada, foram pioneiros em aplicações aeronáuticas. Embora estejam sendo gradualmente substituídos por sistemas digitais, continuam sendo uma tecnologia valiosa para entender os fundamentos dos sistemas de radar.