Primeiros Sistemas Synchro CC
Os sistemas synchro de corrente contínua (CC) foram amplamente utilizados em aeronaves mais antigas para indicar a posição de componentes móveis, como flapes e trem de pouso. Esses sistemas consistiam em dois componentes principais: um transmissor e um indicador, conectados de maneira a operar em sincronia para fornecer informações precisas ao piloto.
Funcionamento do Sistema Synchro CC
- Estrutura do Transmissor
- O transmissor é basicamente um potenciômetro circular.
- Ele é composto por um enrolamento fino de fio condutor disposto em um formato circular, com três conexões dispostas simetricamente ao longo do enrolamento.
- A alimentação de corrente contínua é aplicada ao enrolamento em pontos opostos (a 180° de distância), utilizando braços deslizantes similares aos de um limpador de para-brisa.
- Geração de Sinal
- Quando os braços articulados do transmissor se movem, as tensões nos três pontos de conexão variam em relação umas às outras.
- Essas variações são enviadas ao indicador por meio de três fios conectores.
- Estrutura do Indicador
- Indicação de Posição
- As variações de corrente nas bobinas do indicador criam um campo magnético rotativo que acompanha o movimento dos braços do transmissor.
- O rotor do indicador gira em sincronia com o campo magnético, movimentando o ponteiro indicador que mostra a posição do componente monitorado, como flapes ou trem de pouso.
Aplicações Comuns
- Indicação de Posição de Flapes:
Permitia ao piloto monitorar com precisão o ângulo de deflexão dos flapes durante pousos ou decolagens. - Indicação de Posição do Trem de Pouso:
Mostrava ao piloto se o trem estava recolhido, estendido ou em transição. - Outros Componentes Móveis:
O sistema também podia ser adaptado para monitorar outros elementos móveis em aeronaves.
Desvantagens dos Synchros CC
- Sensibilidade a Erros:
O uso de contatos móveis no transmissor tornava o sistema suscetível a desgaste e falhas devido à vibração e contaminação. - Manutenção Frequente:
Os contatos móveis e deslizantes exigiam inspeções e ajustes regulares para manter a precisão e confiabilidade. - Substituição por Sistemas CA:
Com a introdução de synchros de corrente alternada (CA) de 400 Hz, que são mais robustos e confiáveis, os sistemas CC foram gradualmente descontinuados.
Legado e Relevância Atual
Embora os sistemas synchro CC sejam obsoletos em aeronaves modernas, eles desempenharam um papel importante na evolução dos sistemas de indicação remota. Hoje, são utilizados principalmente como referências históricas ou em aeronaves mais antigas que ainda estão em operação.