Synchros em Sistemas CA Modernos
Os synchros CA modernos são dispositivos eletromecânicos utilizados em sistemas automáticos de controle e piloto automático para fornecer feedback de posicionamento. Eles são uma evolução dos synchros tradicionais, projetados para maior precisão e confiabilidade.
Funcionamento Básico
Um synchro é composto por dois enrolamentos: o primário (estacionário) e o secundário (móvel ou particulado). A tensão de entrada (26 V e 400 Hz CA) é aplicada ao enrolamento primário. Este induz uma tensão no secundário, que varia conforme a posição angular deste em relação ao primário.
- Posição nula: ocorre quando o alinhamento entre os dois enrolamentos é perfeito, resultando em nenhuma tensão induzida no secundário.
- Deslocamento angular: conforme o secundário se move, a tensão induzida muda, proporcional à sua posição. As fases entre entrada e saída também se alteram, especialmente ao cruzar a posição nula.
Vantagens no Controle de Precisão
O deslocamento de fase, junto com as mudanças de tensão, tornam os synchros sensíveis a pequenas variações de movimento. Isso é especialmente útil em sistemas como superfícies de controle de aeronaves, onde ajustes precisos são críticos.
Integração em Sistemas Modernos
Nos sistemas automáticos:
- Realimentação confiável: a simplicidade das bobinas minimiza falhas elétricas.
- Pontos de falha mecânica: componentes móveis, como mancais, podem sofrer desgaste, impactando o desempenho.
- Ajuste na posição nula: essencial para o funcionamento correto, é geralmente realizado antes da ativação do piloto automático, usando uma embreagem elétrica.
Aplicações Típicas
Synchros são amplamente usados em:
- Controle de superfícies aerodinâmicas: para medições mínimas de movimentos.
- Sistemas de navegação e piloto automático: para assegurar alinhamento preciso durante operações automatizadas.
Sua confiabilidade e precisão os tornam indispensáveis para a aviação moderna, garantindo segurança e eficiência operacionais.