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Synchros em Sistemas CA Modernos

Os synchros CA modernos são dispositivos eletromecânicos utilizados em sistemas automáticos de controle e piloto automático para fornecer feedback de posicionamento. Eles são uma evolução dos synchros tradicionais, projetados para maior precisão e confiabilidade.

Funcionamento Básico

Um synchro é composto por dois enrolamentos: o primário (estacionário) e o secundário (móvel ou particulado). A tensão de entrada (26 V e 400 Hz CA) é aplicada ao enrolamento primário. Este induz uma tensão no secundário, que varia conforme a posição angular deste em relação ao primário.

  • Posição nula: ocorre quando o alinhamento entre os dois enrolamentos é perfeito, resultando em nenhuma tensão induzida no secundário.
  • Deslocamento angular: conforme o secundário se move, a tensão induzida muda, proporcional à sua posição. As fases entre entrada e saída também se alteram, especialmente ao cruzar a posição nula.

Vantagens no Controle de Precisão

O deslocamento de fase, junto com as mudanças de tensão, tornam os synchros sensíveis a pequenas variações de movimento. Isso é especialmente útil em sistemas como superfícies de controle de aeronaves, onde ajustes precisos são críticos.

Integração em Sistemas Modernos

Nos sistemas automáticos:

  • Realimentação confiável: a simplicidade das bobinas minimiza falhas elétricas.
  • Pontos de falha mecânica: componentes móveis, como mancais, podem sofrer desgaste, impactando o desempenho.
  • Ajuste na posição nula: essencial para o funcionamento correto, é geralmente realizado antes da ativação do piloto automático, usando uma embreagem elétrica.

Aplicações Típicas

Synchros são amplamente usados em:

Sua confiabilidade e precisão os tornam indispensáveis para a aviação moderna, garantindo segurança e eficiência operacionais.