A válvula de admissão automática (Automatic Intake Valve) é um componente utilizado em motores de combustão interna antigos, principalmente em motores de baixa potência. Ela funciona sem qualquer acionamento mecânico direto, abrindo-se apenas pela diferença de pressão gerada no interior do cilindro durante o movimento descendente do pistão.
Funcionamento:
- Ciclo de Admissão: Quando o pistão se move para baixo no cilindro, cria-se uma região de baixa pressão em seu interior.
- Abertura da Válvula: A pressão atmosférica externa é maior do que a pressão dentro do cilindro, forçando a válvula de admissão a abrir automaticamente.
- Entrada da Mistura Ar-Combustível: O ar ou a mistura de ar e combustível (dependendo do sistema de alimentação) entra no cilindro.
- Fechamento: Quando o pistão atinge o ponto inferior e começa a subir novamente, a pressão dentro do cilindro aumenta, fechando a válvula de admissão devido à mola fraca que a mantém no lugar.
Esse sistema era comum em motores de baixa potência e em alguns motores estacionários antigos, mas foi substituído por válvulas de admissão acionadas mecanicamente por árvores de cames, proporcionando maior controle sobre o fluxo de ar e melhor eficiência do motor.