O limite Beta é a faixa de operação da hélice que vai da posição de reverso até a marcha lenta de voo. Essa faixa é utilizada principalmente no manuseio da aeronave em solo, onde o ângulo das pás da hélice pode ser ajustado para otimizar o controle de potência e empuxo.
Modos de Operação
- Modo Beta (Beta Mode): Refere-se ao controle do ângulo das pás da hélice sem que o governador de rotação atue, permitindo ao piloto ajustar manualmente a tração gerada pela hélice.
- Faixa Beta: Inclui desde a posição de reverso até a posição de marcha lenta de voo (idle).
- Faixa Alfa: Compreende o funcionamento governado da hélice, desde a marcha lenta de voo até a potência máxima de decolagem.
Funcionamento Hidromecânico
O controle Beta em solo é totalmente hidromecânico e ocorre por meio de um sistema de haste e ressaltos que opera a válvula piloto.
- Eixo Alfa: Movido pela manete de potência, ajusta o ângulo desejado da pá da hélice dentro da faixa Beta.
- Eixo Beta: Atua como retorno da posição real das pás, garantindo que o ângulo seja mantido conforme o comando da manete.
Importância do Modo Beta
O modo Beta permite maior controle da potência e frenagem da aeronave em solo, sendo essencial para manobras de táxi e operações em pistas curtas. Além disso, proporciona economia de combustível e redução do desgaste do motor, já que evita a aplicação desnecessária de potência.
Fonte: GMP FULL.
O termo “Beta Mode” refere-se a uma faixa de operação específica em motores turbopropulsores utilizada durante a aproximação em voo e no manuseio da aeronave no solo. Nesta condição, a potência da hélice é gerenciada sem a necessidade de alavancas de potência convencionais, permitindo um controle mais preciso da tração reversa e do empuxo gerado pela hélice.
Geralmente, o Beta Mode abrange operações entre 65% e 95% da rotação nominal do motor. Dentro dessa faixa, o ângulo das pás da hélice pode ser ajustado para otimizar a potência, melhorando a eficiência e segurança durante pousos e operações no solo, como táxi e frenagem aerodinâmica.
Os sistemas de hélice de passo variável e de velocidade constante são essenciais para esse controle, permitindo que a rotação do motor permaneça relativamente estável enquanto o ângulo das pás se ajusta conforme necessário para diferentes condições operacionais.