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Pressão Média Efetiva ao Freio (BMEP)

A Brake Mean Effective Pressure (BMEP) é a pressão média efetiva dentro do cilindro de um motor a pistão durante o curso de potência. Essa grandeza, medida em libras por polegada quadrada (psi) ou pascais (Pa), está diretamente relacionada ao torque produzido pelo motor.

O BMEP é um indicador da eficiência da conversão da energia química do combustível em trabalho mecânico. Ele pode ser calculado a partir da potência ao freio (brake horsepower – BHP) do motor, utilizando a equação: BMEP=150.8×BHPVd×NBMEP = \frac{{150.8 \times BHP}}{{Vd \times N}}

Onde:

  • BHP = Potência ao freio do motor (cavalos de potência)
  • Vd = Volume deslocado do motor (em polegadas cúbicas)
  • N = Número de ciclos por revolução (2 para motores de dois tempos e 1 para motores de quatro tempos)

Importância do BMEP

  • Um BMEP mais alto indica um motor mais eficiente, pois ele está extraindo mais trabalho útil por unidade de deslocamento.
  • Pode ser usado para comparar motores diferentes, independentemente do tamanho ou da cilindrada.
  • Está diretamente ligado ao desempenho e eficiência térmica do motor.

Fatores que Influenciam o BMEP

  • Eficiência da combustão: Melhor mistura ar/combustível e maior taxa de compressão aumentam o BMEP.
  • Projeto do cilindro e cabeçote: Um bom fluxo de ar e combustão eficiente otimizam a pressão interna.
  • Sistema de admissão e escape: Um fluxo de ar eficiente reduz perdas e melhora o desempenho.

Em manutenção aeronáutica, o BMEP pode ser um parâmetro útil para avaliar o estado do motor, identificar perda de desempenho e otimizar a eficiência operacional da aeronave.