Razão de Bypass
A razão de bypass (bypass ratio) é a relação entre a massa de ar que passa pelo fan (fluxo secundário) e a massa de ar que passa pelo núcleo do motor (fluxo primário). Esse conceito é fundamental para entender o funcionamento dos motores turbofan, que são amplamente utilizados na aviação comercial e militar.
Nos motores turbofan, o fan frontal movimenta uma grande quantidade de ar, que se divide em dois fluxos. Uma parte entra no núcleo do motor, onde passa pelo compressor, câmara de combustão e turbina antes de ser expelida pelo escapamento. A outra parte do ar, muito maior em motores de alto bypass, é conduzida diretamente para fora, gerando empuxo adicional sem passar pelo núcleo quente do motor.
Motores com alta razão de bypass são mais eficientes em termos de consumo de combustível, pois produzem mais empuxo a partir do ar frio movido pelo fan, reduzindo a dependência do empuxo gerado pela queima de combustível. Além disso, eles são mais silenciosos do que os motores de baixa razão de bypass ou turbojatos puros, pois a velocidade dos gases de escape é menor.
A escolha da razão de bypass de um motor depende da aplicação da aeronave. Aeronaves comerciais, como os Boeing 737 e Airbus A320, utilizam motores com alta razão de bypass para melhorar a eficiência de combustível e reduzir o ruído. Já caças militares, que necessitam de alta velocidade e desempenho supersônico, geralmente possuem motores de baixa razão de bypass, pois esses motores proporcionam maior aceleração e velocidade máxima, ainda que com menor eficiência de combustível.