O termo “Cheek” (manivela do virabrequim) refere-se à seção deslocada de um virabrequim que conecta o pino da manivela (crankpin) aos mancais principais. Essa parte desempenha um papel fundamental na conversão do movimento linear dos pistões em movimento rotativo no motor.
Função da Manivela do Virabrequim:
- Atua como uma estrutura intermediária entre o mancal principal e o pino da manivela.
- Distribui e transfere a força gerada pela combustão nos cilindros para o virabrequim.
- Ajuda a equilibrar as forças dentro do motor, reduzindo vibrações e impactos.
Características Importantes:
- A resistência mecânica da manivela é essencial para suportar os altos esforços cíclicos do motor.
- Normalmente fabricada em aço forjado ou ferro fundido nodular, materiais que proporcionam resistência à fadiga e durabilidade.
- Projetada para minimizar a deflexão do virabrequim e otimizar a eficiência do motor.
Se precisar de mais detalhes sobre o funcionamento do virabrequim e suas partes, posso buscar nos documentos que você enviou.