Ar Sangrado Do Compressor (Compressor Bleed Air)
Compressor Bleed Air
O ar sangrado do compressor (Compressor Bleed Air) é o ar retirado do compressor de um motor a turbina a gás para diversas finalidades dentro da aeronave e do próprio motor.
Esse ar pode ser extraído de diferentes estágios do compressor, dependendo da necessidade de pressão e temperatura para uma aplicação específica. As tomadas de sangria são pequenas aberturas na carcaça do compressor, permitindo a extração do ar em diferentes níveis de pressão e temperatura.
Principais Aplicações do Compressor Bleed Air:
- Pressurização, aquecimento e refrigeração da cabine – O ar é utilizado para manter a pressão adequada dentro da aeronave e regular a temperatura interna.
- Sistemas de degelo e anti-gelo – O ar quente evita a formação de gelo em áreas críticas, como as entradas de ar do motor e as bordas de ataque das asas.
- Partida pneumática dos motores – O ar de sangria pode ser usado para girar os motores durante a partida, eliminando a necessidade de um motor elétrico auxiliar.
- Operação da Unidade de Potência Auxiliar (APU) – A APU pode usar ar sangrado do motor principal para auxiliar na partida e no fornecimento de energia pneumática para a aeronave.
- Sistemas de reforço servo – O ar comprimido pode ser empregado para auxiliar no acionamento de superfícies de controle da aeronave.
- Fornecimento de potência para acionamento de instrumentos – Alguns instrumentos pneumáticos podem ser operados pelo ar sangrado.
Controle e Resfriamento do Bleed Air
Em algumas aplicações, o ar sangrado pode precisar ser resfriado antes de ser utilizado. Isso ocorre especialmente quando ele é direcionado para pressurização da cabine, pois temperaturas excessivas podem ser desconfortáveis ou prejudiciais. Nesses casos, o ar passa por uma unidade de refrigeração antes de ser distribuído.