Flameout
Flameout em Motores a Turbina
O flameout é uma condição em que o fogo dentro da câmara de combustão de um motor a turbina se extingue de maneira não intencional. Isso pode ocorrer devido a uma mistura inadequada de ar e combustível ou pela interrupção do fluxo de ar através do motor.
Causas do Flameout:
- Mistura inadequada de combustível e ar – Se a proporção de combustível estiver muito rica (excesso de combustível) ou muito pobre (excesso de ar), a combustão pode não ser sustentada.
- Interrupção do fluxo de ar – Turbulências severas, entrada de ar instável ou até mesmo condições meteorológicas adversas, como chuva intensa ou neve, podem afetar a continuidade da combustão.
- Perturbações aerodinâmicas – Mudanças bruscas na atitude da aeronave ou na potência do motor podem causar uma oscilação na pressão do ar que leva à perda da chama.
- Gelo no motor – A formação de gelo pode bloquear a entrada de ar, resultando na perda de combustão.
- Aspiração de corpos estranhos – Cinzas vulcânicas, detritos ou até grandes volumes de água podem interferir na combustão do combustível.
Recuperação de um Flameout:
Motores modernos possuem sistemas de auto-relight (reacendimento automático), que detectam a perda de combustão e tentam reiniciar o motor automaticamente. Se o sistema automático falhar, o piloto pode tentar um windmill restart, em que o fluxo de ar em alta velocidade faz a turbina girar o suficiente para reiniciar a ignição.
Essa condição pode ser perigosa, especialmente em momentos críticos como decolagem e aproximação para o pouso. Por isso, os fabricantes projetam motores para minimizar o risco de flameout e facilitar a recuperação caso ocorra.