Grande Reparo

Grande reparo (Major repair) é definido como reparos em componentes que, se executados incorretamente, podem afetar significativamente:

  1. Peso e balanceamento
  2. Resistência estrutural
  3. Performance
  4. Operação do grupo motopropulsor
  5. Características de voo
  6. Outras qualidades que afetem a aeronavegabilidade

De acordo com o RBAC 43, são considerados grandes reparos:

Na célula:

  • Reparos em caixões centrais
  • Asas e superfícies de controle monocoques ou semimonocoques
  • Reforçadores de asa e mesas de longarinas
  • Longarinas
  • Reparos estruturais primários

No motor:

  • Abertura ou desmontagem do cárter
  • Remoção do eixo de manivelas em motores com superalimentação integral
  • Reparos especiais em partes estruturais por soldagem, eletrodeposição ou metalização

Na hélice:

  • Reparos ou endireitamento em pás de aço
  • Reparos ou usinagem em cubos de aço
  • Encurtamento das pás
  • Reparos em pontas de hélices de madeira

Estes serviços requerem documentação específica, incluindo o preenchimento de formulário aprovado pela ANAC para grandes reparos, e só podem ser executados por pessoas devidamente autorizadas conforme estabelecido na seção 43.7 do regulamento.Scroll to bottom