Grande Reparo
Grande reparo (Major repair) é definido como reparos em componentes que, se executados incorretamente, podem afetar significativamente:
- Peso e balanceamento
- Resistência estrutural
- Performance
- Operação do grupo motopropulsor
- Características de voo
- Outras qualidades que afetem a aeronavegabilidade
De acordo com o RBAC 43, são considerados grandes reparos:
Na célula:
- Reparos em caixões centrais
- Asas e superfícies de controle monocoques ou semimonocoques
- Reforçadores de asa e mesas de longarinas
- Longarinas
- Reparos estruturais primários
No motor:
- Abertura ou desmontagem do cárter
- Remoção do eixo de manivelas em motores com superalimentação integral
- Reparos especiais em partes estruturais por soldagem, eletrodeposição ou metalização
Na hélice:
- Reparos ou endireitamento em pás de aço
- Reparos ou usinagem em cubos de aço
- Encurtamento das pás
- Reparos em pontas de hélices de madeira
Estes serviços requerem documentação específica, incluindo o preenchimento de formulário aprovado pela ANAC para grandes reparos, e só podem ser executados por pessoas devidamente autorizadas conforme estabelecido na seção 43.7 do regulamento.Scroll to bottom