Manifold Pressure

O Manifold Pressure é um instrumento que mede a pressão absoluta da mistura ar/combustível dentro do coletor de admissão do motor. Este instrumento é graduado em polegadas de mercúrio (inHg) e é controlado pelo piloto através da manete de potência.

Características importantes do Manifold Pressure:

  1. Com o motor parado ao nível do mar na atmosfera padrão, o instrumento indicará aproximadamente 29,92 inHg (760 mm de mercúrio), que corresponde à pressão atmosférica ambiente.
  2. Logo após a partida do motor, com marcha lenta, a pressão indicada cai para cerca de 10 a 12 inHg.
  3. À medida que o piloto aumenta a potência através da manete, mais combustível e ar são entregues ao motor, resultando em maior pressão de admissão indicada no instrumento.
  4. Em aproximadamente 2.000 RPM, com a hélice em passo mínimo, a pressão de admissão deve retornar ao valor da pressão barométrica local.
  5. Em caso de falha do motor em voo, o instrumento não irá “zerar”, mas indicará a pressão atmosférica correspondente à altitude do voo.

Os motores não superalimentados não necessitam deste manômetro, pois neles a pressão de admissão é sempre menor que a pressão atmosférica. Já nos motores superalimentados, a pressão pode aumentar e até ultrapassar os limites se não for adequadamente controlada.Scroll to bottom