ACARS (Sistema de Comunicações e Relatório de Aeronaves)
O ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) é um sistema digital utilizado para a transferência de informações entre aeronaves e estações terrestres. Ele opera em frequências VHF entre 129,00 e 137,00 MHz e é fundamental para comunicações eficientes e rápidas, especialmente em operações de companhias aéreas.
Componentes do Sistema ACARS:
- Equipamentos Aéreos:
- Unidade de Controle (CU): Localizada na cabine de comando, permite que a tripulação envie e receba mensagens.
- Unidade de Gerenciamento (MU): Instalado na baia de equipamentos, processa e gerencia as mensagens do sistema.
- Equipamentos de Solo:
- Antenas e Unidades R-T: Recebem e transmitem sinais de rádio.
- Conexões de Internet: Ligam as antenas a instalações centrais, como a base de operações da ARINC em Chicago.
- Centros de Operações das Companhias Aéreas: Permitem a comunicação direta entre as aeronaves e os operadores das companhias.
- Cobertura:
- Nos EUA, Canadá e México, o ACARS é operado pela ARINC.
- Em outras regiões, como a Europa, o sistema é oferecido pela SITA, uma multinacional especializada em telecomunicação para aviação.
Funcionamento do ACARS:
- Mensagens Digitais Curtas:
- As mensagens utilizam um bloco de código de no máximo 220 caracteres, sendo transmitidas em formato digital.
- Mensagens mais longas são divididas em múltiplos blocos para transmissão sequencial.
- Modos de Operação:
- Modo de Demanda:
- A tripulação ou os equipamentos da aeronave iniciam a comunicação.
- Antes de transmitir, a MU verifica se o canal está livre. Caso contrário, a mensagem aguarda sua vez.
- Se a mensagem não for confirmada, o sistema tenta retransmiti-la até seis vezes antes de notificar a tripulação sobre a falha.
- Modo de Interrogação:
- A comunicação é iniciada pelas estações terrestres, que enviam “perguntas” para a aeronave.
- Quando solicitadas, as informações formatadas pela MU são enviadas em resposta.
- Modo de Demanda:
Fonte dos Dados Transmitidos:
O ACARS coleta informações de vários sistemas da aeronave, incluindo:
- FMS (Flight Management System): Dados de navegação e desempenho.
- AIDS (Aircraft Integrated Data System): Dados operacionais integrados.
- CMCS (Central Maintenance Computer System): Informações de manutenção e diagnóstico.
Vantagens do ACARS:
- Automação:
- Reduz a carga de trabalho da tripulação ao automatizar a comunicação de dados.
- Confiabilidade:
- Garante a entrega de mensagens importantes por meio de retransmissões automáticas.
- Integração:
- Combina dados de diferentes sistemas da aeronave para fornecer informações precisas e atualizadas.
- Versatilidade:
- Utilizado para mensagens operacionais, como relatórios meteorológicos, status de manutenção e informações de voo.
Comparação com Sistemas Modernos:
Embora o ACARS seja uma tecnologia madura e confiável, a crescente adoção de sistemas baseados em satélite e internet oferece alternativas com maior largura de banda e capacidade. No entanto, devido à sua simplicidade e custo relativamente baixo, o ACARS continua sendo uma ferramenta amplamente utilizada na aviação comercial.