Sistema Elétrico Bimotor
O sistema elétrico de uma aeronave bimotor típica, como o Piper ou o Beechcraft King Air, é projetado para alta confiabilidade e segurança, com redundância em suas fontes de energia. Ele inclui dois alternadores de 24 V e 70 A e uma bateria de 24 V e 17 Ah. O sistema de distribuição de potência emprega barramentos de distribuição principal e de emergência, conectados por diodos que impedem o fluxo de corrente reversa, garantindo a proteção em caso de curto-circuito.
Diodos colocados em paralelo com as bobinas dos relés cortam picos de tensão induzidos, protegendo equipamentos sensíveis. Disjuntores localizados abaixo das chaves protegem os circuitos contra sobrecarga e podem ser rearmados manualmente, desde que o problema seja solucionado antes de nova tentativa de operação.
No King Air, os motores de partida recebem energia do barramento da bateria principal. Durante a operação normal, ambos os geradores alimentam os barramentos de alimentação através de diodos e limitadores de corrente de 325 A, que abrem em condições de sobrecarga. Caso um dos barramentos sofra curto-circuito, ele é automaticamente isolado pelo limitador de corrente e pelos diodos de polarização reversa, mantendo o restante do sistema funcional. A estrutura permite que cargas essenciais continuem operando, alimentadas por qualquer um dos geradores ou pela bateria.
Essa configuração garante que uma falha em qualquer componente não comprometa o sistema elétrico como um todo, assegurando o funcionamento contínuo das cargas críticas e aumentando a segurança do voo.