Afastando-se de NDB
A navegação por NDB (Non-Directional Beacon) utiliza sinais de rádio para determinar posições e rotas de aeronaves, com a ajuda de um instrumento chamado ADF (Automatic Direction Finder). Para afastar-se de um NDB, utilizam-se os QDRs (linhas de posição magnéticas de afastamento). A cauda do ponteiro no ADF indica o QDR correspondente à proa que a aeronave deve adotar para afastar-se do transmissor.
Passos para afastar-se de um NDB por um QDR qualquer:
- Sintonização: Ajuste o ADF na frequência do NDB desejado.
- Interpretação do ponteiro: Identifique o QDM (marcação de aproximação) na ponta do ponteiro e determine o QDR, que estará na cauda (QDR = QDM + 180° ou – 180°, para garantir o intervalo de 0° a 360°).
- Curva para o QDR: Realize uma curva na direção indicada pela cauda do ponteiro para estabelecer a rota de afastamento.
- Estabilização: Mantenha a aeronave estabilizada na proa correspondente ao QDR.
Mudança para um QDR específico:
- Novo NDB: Após bloquear o primeiro NDB (indicador de cauda alinhado com o QDR), sintonize a frequência do próximo NDB.
- Determinação do novo QDR: Observe a posição da cauda do ponteiro para identificar o QDR atual e ajuste a proa para interceptar o QDR desejado.
- Interceptação: Adote uma proa menor (se o QDR está à esquerda) ou maior (se está à direita), aguardando que a cauda do ponteiro alinhe-se gradualmente com o novo QDR.
- Ajuste final: Quando o QDR pretendido for alcançado (cauda do ponteiro sobre a marca desejada), ajuste a proa e estabilize o voo afastando-se no QDR estabelecido.
Essa técnica é essencial para garantir que a aeronave mantenha a rota planejada e evite desvios desnecessários, otimizando a segurança e a eficiência na navegação por instrumentos.