Dois requisitos mínimos para fazer a inscrição são:
1. Possuir registro de inscrição ou número CANAC;
Fazer cadastro CANAC
https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/incluirCDANAC.asp
Acessar o sistema após cadastro
https://sistemas.anac.gov.br/saci/cadAeronauta/Identificacao.asp
2. Ter uma foto e cadastro atualizado
Para atualizar sua foto, acesse o SACI:
https://sistemas.anac.gov.br/SACI/Login.asp?msg=Sess%E3o%20expirada
Ao completar o processo de atualização, volte e realize o passo-a-passo abaixo que envolve INSCRIÇÃO e AGENDAMENTO.
1. INCRIÇÃO
O processo de inscrição é muito simples, ele ocorre acessando o link:
https://certpessoas.fgv.br/anac
O candidato deve inserir seu CPF, informar o exame pretendido, e seguir os passos solicitados no sistema.
Após completar a inscrição, o sistema enviará automaticamente um e-mail com dados de acesso (login), confirmando a inscrição.
ATENÇÃO
Você deverá guardar essas informações (login e senha) e levá-las consigo no momento de realização da prova. Essas informações lhe darão acesso à prova.
GERAÇÃO DO BOLETO
Após preencher tosos os passos o próximo passo do processo de certificação é a geração do boleto para pagamento da taxa de inscrição. Siga os passos abaixo:
- Acesse o endereço https://certpessoas.fgv.br/anac
- Clique em entrar;
- Digite os seus dados de acesso ao sistema, CPF e senha;
- Clique no menu pagamento;
- Clique, finalmente, no botão “gerar boleto”.
Clique no menu pagamento.
ATENÇÃO
A inscrição fica inviabilizada se não estiver no cadastro:
- Fotografia na ficha cadastral do CANAC no padrão OACI. Especificado no link: https://tinyurl.com/y4t7kt3c
- Comprovante de residência;
- Cópia legível do documento de identidade válido, com foto, onde conste o número inscrição no CPF;
- Assinatura do titular na ficha cadastral.
A sua foto é importante, por que vai ser usada para identificá-lo e registrar sua presença no dia da sua prova. Caso sua foto não atenda os padrões estabelecidos, seu acesso ao exame não será permitido e você será considerado “faltoso” no processo.
Você pode atualizar sua foto, aqui https://sistemas.anac.gov.br/SACI/
2. AGENDAMENTO
Pré-requisito:
Efetuar o pagamento da GRU.
De acordo com o regulamento, o pagamento poderá ser confirmado em até 5 dias úteis. Após a identificação, você receberá um e-mail com as instruções para o agendamento de sua prova.
Como realizar o agendamento?
Você precisará do login (CPF) e da senha cadastrada no momento da inscrição (passo descrito acima). Depois do acesso, basta seguir as instruções da tela:
- Clique em Agendamento no menu à esquerda;
- Leia e aceite os termos de agendamento;
- Escolha a UF, cidade e o Centro de Testes (o sistema informará o endereço completo do Centro de Testes, juntamente com o link do google maps para facilitar a sua localização);
- Selecione uma data e horário, conforme disponibilidade;
- Clique em avançar, revise as informações e CONFIRME o agendamento.
Ao finalizar o agendamento, o sistema enviará um e-mail automático com o local, data, horário, provas escolhidas, endereço do Centro de Testes, link do google maps e a confirmação do agendamento.
ATENÇÃO
Você deve apresentar-se na recepção da sala de provas para marcação de presença com 30 (trinta) minutos de antecedência do horário constante na confirmação do agendamento.
O candidato DEVE levar a senha definida no momento da inscrição para realizar a sua prova. Caso não a possua, será considerado faltoso.
A sua prova foi criada com base na sua inscrição e no seu agendamento, e só poderá ser acessada por meio do seu login (CPF) e senha criada durante a inscrição, garantindo a segurança do processo. Você deverá estar de posse dessas informações para iniciar a prova.
0 Comentários