fbpx
Analisando Circuitos em Série

Analisando Circuitos em Série

Como explicado anteriormente, um circuito em série consiste em um único caminho para a corrente. Quando dois ou mais elementos estão conectados em série, a quantidade total de elétrons em movimento (corrente) precisa passar por cada unidade para completar o circuito. Assim, cada unidade de um circuito em série recebe a mesma corrente, embora as quedas de tensão individuais possam variar.

Dois ou mais elementos não precisam estar adjacentes para estarem em série. No circuito da Figura 2-11, pode-se observar que a corrente que passa por cada unidade do circuito deve ser a mesma, independentemente de sua posição. Se substituirmos a carga R2 por uma unidade eletrônica (frequentemente chamada de line-replaceable unit (LRU)), como mostrado na Figura 2-12, a corrente em cada resistor ainda será a mesma, desde que a resistência total da unidade eletrônica seja igual à de R2. Nesse caso, consideramos a unidade eletrônica como uma única carga, sem nos preocuparmos com os componentes internos.

Portanto, um circuito em série possui apenas um caminho para a corrente, embora uma carga individual possa consistir em mais de um componente interno. Observe que a unidade eletrônica na Figura 2-12 é mostrada com vários resistores conectados em uma rede dentro da caixa. Ao analisar este circuito em série, nos concentramos na resistência total da unidade eletrônica.

Conexões em Série

Elementos de carga adjacentes em um circuito estão conectados em série se não houver junção elétrica (ponto de divisão) entre eles. Isso está ilustrado na Figura 2-13. No circuito a, R1 e R2 estão conectados em série, pois não há junção entre eles que permita divisão de corrente, fazendo com que toda a corrente que flui por R1 também passe por R2.

Em contrapartida, no circuito b, R1 e R2 não estão conectados em série, pois a corrente que flui por R1 se divide entre R2 e R4. No entanto, R2 e R3 estão em série, de modo que a mesma corrente precisa passar por ambos.

Circuito em Série com Fonte de Energia

No circuito da Figura 2-14, R1, R2 e R3 estão conectados em série entre si e com a fonte de energia. Os elétrons fluem do terminal negativo para o positivo dentro do circuito e do terminal positivo para o negativo na fonte de energia. Esse fluxo é o mesmo em todas as partes do circuito, pois só existe um caminho para a corrente. Como resultado, a corrente é a mesma em todo o circuito, o que pode ser expresso como:

It = I1 = I2 = I3

Ou seja, a corrente total It é igual à corrente que passa por cada resistor, R1, R2 e R3.