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A análise e pesquisa de defeitos em circuitos elétricos, também chamada de “troubleshooting,” é o processo de identificar falhas em sistemas elétricos e eletrônicos. Esses defeitos podem ser categorizados em dois tipos principais: curto-circuito e circuito aberto.

  • Curto-circuito: Ocorre quando há um caminho de baixa resistência entre dois pontos do circuito, resultando em um fluxo excessivo de corrente. Isso pode causar superaquecimento, danificar componentes e queimar fusíveis. Exemplos incluem fios descascados que se tocam ou componentes danificados que permitem passagem direta de corrente.
  • Circuito aberto: Caracterizado por uma interrupção que impede a continuidade do fluxo de corrente. Pode ser causado por fios desconectados, componentes danificados, como resistores queimados, ou conexões soltas. Esse tipo de falha resulta na inoperância de partes ou da totalidade do circuito.

Para diagnosticar falhas, diferentes instrumentos e técnicas são utilizados:

  1. Voltímetro: Mede quedas de tensão no circuito. Em um circuito aberto, a tensão será nula no componente funcional e indicará a tensão da fonte no componente interrompido.
  2. Ohmímetro: Avalia a continuidade e resistência. Indica resistência infinita para componentes abertos e resistência baixa para componentes curtos.
  3. Amperímetro: Utilizado para verificar o fluxo de corrente e identificar interrupções ou fluxos anômalos.

Nos circuitos em série, uma falha interrompe a corrente em todo o sistema. Já em circuitos em paralelo, uma ramificação com defeito pode continuar funcional, mas com comportamento alterado, como queda de brilho em lâmpadas.

Além disso, circuitos série-paralelo combinam características de ambos, exigindo maior cuidado para evitar medições errôneas, como ao testar componentes em paralelo sem isolá-los.

A pesquisa detalhada utiliza medições em pontos estratégicos para determinar a localização exata da falha. O uso de ferramentas adequadas e uma metodologia sistemática assegura diagnósticos precisos e reparos eficientes, essenciais em sistemas eletrônicos complexos como os de aeronaves​​.