O arranque por cartucho é um sistema de partida utilizado em alguns motores a turbina, onde a energia necessária para a inicialização do motor é gerada pela combustão de um cartucho propelente sólido. Esse sistema é semelhante ao arranque por turbina a ar, mas é projetado para suportar temperaturas elevadas resultantes da queima do cartucho.
Funcionamento
- Inserção do Cartucho: Um cartucho propelente sólido é colocado na tampa traseira do sistema de partida (culatra).
- Ativação do Sistema: A tampa traseira é fechada e girada para encaixar as conexões do sistema de ignição. Isso completa o circuito elétrico necessário para inflamar o cartucho.
- Combustão do Cartucho: Quando a ignição é ativada, o cartucho queima, gerando gases quentes.
- Geração de Rotação: Os gases resultantes são direcionados para bocais que impulsionam um rotor de turbina, criando a rotação necessária para acionar o motor da aeronave.
- Expulsão dos Gases: O excesso de gases sai pelo sistema de exaustão após cumprir sua função de acionamento da turbina.
Características Principais
- Alta Energia de Partida: O arranque por cartucho proporciona um torque elevado instantaneamente, essencial para motores de grande porte.
- Resistência a Altas Temperaturas: Devido à queima do propelente sólido, o sistema deve ser construído com materiais resistentes ao calor.
- Alternativas de Partida: Alguns sistemas combinam o arranque por cartucho com um sistema pneumático, permitindo também a utilização de ar comprimido proveniente de fontes externas ou de sangria do motor.
Esse método, embora eficiente, é menos utilizado atualmente devido ao avanço dos sistemas elétricos e pneumáticos de partida, que são mais práticos e apresentam menor risco operacional.
O Cartridge Starter é um sistema de partida autossuficiente utilizado em algumas aeronaves militares. Esse sistema emprega um cartucho, similar a um cartucho de espingarda, que é inserido na câmara do dispositivo de partida. Quando esse cartucho é detonado, os gases de combustão resultantes se expandem rapidamente, impulsionando um pistão. Esse pistão está conectado a um eixo com ranhuras helicoidais, que convertem o movimento linear em movimento rotativo. Esse torque gerado é então utilizado para girar o eixo do motor e dar partida na aeronave.
Esse método de partida é particularmente útil em operações militares e remotas, onde o acesso a fontes de energia elétrica ou pneumática pode ser limitado.