A ATA 100 (Air Transport Association – 100) é um padrão internacional de catalogação e organização de sistemas e componentes de aeronaves. Ela funciona como um “código de endereçamento” que padroniza a numeração e a classificação de todos os sistemas de uma aeronave, facilitando tremendamente o trabalho de manutenção, documentação e referência técnica.
Principais características da ATA 100:
- Estrutura de Numeração:
- A ATA 100 divide todos os sistemas de uma aeronave em 100 capítulos diferentes
- Cada capítulo recebe um número específico que representa um sistema ou área da aeronave
- Os números variam de 00 a 99, abrangendo praticamente todos os componentes possíveis
- Exemplo de Alguns Capítulos:
- Capítulo 21: Ar condicionado
- Capítulo 28: Sistemas hidráulicos
- Capítulo 32: Trem de pouso
- Capítulo 61: Hélices
- Capítulo 72: Motor
- Benefícios Principais:
- Padronização internacional
- Facilita identificação rápida de sistemas
- Simplifica manutenção e documentação
- Permite comunicação técnica precisa entre diferentes equipes e fabricantes
- Estrutura Detalhada:
- Cada capítulo pode ser subdividido em seções
- Permite descrição precisa de cada componente
- Usado em manuais de manutenção, catálogos de peças e documentação técnica
- Importância Prática:
- Mecânicos podem rapidamente localizar informações específicas
- Facilita o rastreamento de peças e sistemas
- Fundamental para procedimentos de manutenção preventiva e corretiva
A ATA 100 é essencialmente um “sistema de endereçamento” que tornou a manutenção aeronáutica muito mais eficiente e padronizada globalmente.