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O Atraso no Fechamento da Admissão (AtFA) é uma estratégia utilizada no projeto de motores para melhorar o enchimento dos cilindros, otimizando a eficiência volumétrica. Esse atraso consiste em manter a válvula de admissão aberta mesmo após o pistão atingir o ponto morto inferior (PMI), aproveitando a inércia da mistura ar-combustível que continua fluindo para dentro do cilindro.

Propósito do AtFA:

  1. Aproveitar a inércia da mistura:
    • Quando o pistão começa a subir após o PMI, a velocidade dos gases na tubulação ainda é suficiente para forçar mais mistura para dentro do cilindro, aumentando a densidade da carga.
    • Esse fenômeno é especialmente útil em motores que operam em altas rotações, onde o fluxo de gases é mais significativo.
  2. Maximizar a eficiência volumétrica:
    • O AtFA permite um melhor preenchimento do cilindro, o que resulta em maior potência por ciclo.

Ajustes e Exemplos:

  • No exemplo citado, o AtFA é de 50 graus após o PMI, mas pode variar dependendo das características do motor, como sua aplicação (alto desempenho, economia de combustível ou uso em baixa rotação).
  • Motores projetados para operar em altas rotações tendem a ter um AtFA mais longo para aproveitar melhor o fluxo inercial.

Considerações:

  • Embora o AtFA traga benefícios em altas rotações, em baixas rotações pode causar perda de eficiência devido ao possível retorno da mistura para o coletor de admissão (chamado de “reversão de fluxo”).