A energia elétrica em aeronaves é suprida por duas fontes principais: o gerador, que converte energia mecânica em elétrica, e a bateria, que realiza a conversão de energia química em elétrica. Durante o funcionamento normal, o gerador, acoplado ao eixo do motor, fornece energia elétrica para a aeronave. A bateria atua como uma fonte auxiliar de energia, especialmente quando o gerador está inativo ou em condições em que sua produção é limitada, como em baixas rotações.
As baterias em aeronaves desempenham papéis cruciais, incluindo alimentar sistemas elétricos durante emergências e auxiliar no arranque do motor. Durante o voo, o gerador carrega a bateria, repondo a energia química consumida.
Os tipos de baterias mais comuns em uso incluem:
- Baterias de Chumbo-Ácido: Caracterizam-se por serem mais econômicas e confiáveis, porém, pesadas e requerem manutenção periódica devido à corrosão e evaporação do eletrólito.
- Baterias de Níquel-Cádmio (Ni-Cd): Estas são mais duráveis e possuem maior capacidade para manter a tensão constante, mesmo sob cargas elevadas. Contudo, apresentam desvantagens, como custos mais altos e a possibilidade de sobreaquecimento em ciclos de carga e descarga frequentes.
A escolha entre os tipos depende de fatores como peso, custo, confiabilidade e requisitos de manutenção. No contexto aeronáutico, a confiabilidade é essencial, dado que falhas podem comprometer os sistemas críticos da aeronave.