As baterias de chumbo-ácido são acumuladores de energia compostos por placas de chumbo em uma solução de ácido sulfúrico e água, que atuam como eletrólito. Cada célula oferece uma tensão de circuito aberto (TCA) de 2,1 V quando totalmente carregada e aproximadamente 2 V sob carga. Elas são utilizadas em aeronaves em versões ventiladas e lacradas, sendo as lacradas mais robustas e de baixa manutenção em comparação às ventiladas.
Essas baterias podem ter configurações de 12 V (seis células em série) ou 24 V (doze células em série), com valores reais de 12,6 V e 25,2 V, respectivamente. Conexões adicionais em paralelo podem aumentar a capacidade de corrente sem alterar a tensão. É essencial que as conexões sejam feitas corretamente para evitar curtos-circuitos ou danos irreparáveis, incluindo explosões em casos extremos.
Vantagens e desafios:
- Vantagens:
As baterias de chumbo-ácido lacradas têm maior confiabilidade e requerem menos manutenção, o que as torna ideais para substituir baterias de níquel-cádmio em algumas aeronaves turbinas, devido ao custo-benefício e menor impacto ambiental. - Desafios:
Embora sejam mais econômicas, as baterias de chumbo-ácido têm menor capacidade de fornecer corrente de alta intensidade em comparação às de níquel-cádmio. Por isso, em aeronaves maiores, elas são usadas como fonte de emergência ou para condições específicas, como a partida de motores com auxílio de uma fonte externa.
Essas baterias desempenham um papel fundamental em sistemas aviônicos, especialmente como fonte de energia reserva e em situações de falha elétrica, proporcionando segurança adicional nas operações.