Bloqueio Hidráulico

Bloqueio Hidráulico

O bloqueio hidráulico ocorre quando o óleo drena para os cilindros inferiores de um motor a pistão e vaza pelos anéis do pistão, enchendo a câmara de combustão. Se esse óleo não for removido antes da partida do motor, pode causar danos sérios.

Quando um motor fica parado por um longo período, especialmente em aeronaves com motores radiais ou horizontais opostos, o óleo pode se acumular nos cilindros inferiores devido à gravidade. Durante a partida, se houver óleo suficiente na câmara de combustão, o pistão pode não conseguir comprimir o fluido, pois líquidos são incompressíveis. Isso pode resultar em danos como empenamento de bielas, falha de pistões ou até mesmo danos ao bloco do motor.

Para evitar o bloqueio hidráulico, é essencial verificar manualmente a presença de óleo nos cilindros antes da partida do motor. Isso pode ser feito girando a hélice manualmente (com ignição desligada) ou removendo as velas de ignição dos cilindros inferiores e permitindo que o óleo escorra antes da partida.

Esse procedimento de verificação é crítico para a segurança da aeronave e para evitar custos elevados de manutenção devido a danos internos ao motor.