O planejamento eficaz de um voo exige domínio de cálculos básicos relacionados à autonomia, alcance e consumo de combustível. Esses cálculos, embora similares aos aprendidos no curso de piloto privado, são indispensáveis para garantir a segurança e o sucesso de operações em voos visuais (VFR) ou por instrumentos (IFR).
Conceitos Fundamentais
- Autonomia
- É o tempo que a aeronave pode permanecer em voo com uma determinada quantidade de combustível.
- Exemplo: Se a aeronave consome 50 litros/hora e possui 150 litros de combustível, sua autonomia é de 3 horas.
- Alcance
- É a distância que a aeronave pode percorrer em voo com uma determinada quantidade de combustível.
- Exemplo: Com velocidade de cruzeiro de 100 nós e 3 horas de autonomia, o alcance é de 300 milhas náuticas (MN).
Regulamentações para Autonomia Mínima
Voos IFR
Conforme a RBHA 91 (seção 91.167) e o RBAC 135 (seção 135.223), a autonomia mínima para voos IFR em aviões deve considerar:
- Combustível suficiente para:
- Voar até o aeródromo de destino.
- Chegar ao aeródromo de alternativa.
- Voar mais 45 minutos em velocidade de cruzeiro normal.
Voos IFR em Jatos (RBAC 121, seção 121.645)
A autonomia mínima para jatos nacionais ou internacionais deve incluir:
- Combustível para:
- Chegar ao aeródromo de destino.
- Voar mais 10% do tempo total de voo até o destino.
- Ir ao aeródromo de alternativa mais distante (se necessário).
- Voar 30 minutos em velocidade de espera, a 1500 pés sobre o aeródromo de alternativa mais distante.
Voos VFR
A regulamentação para voos visuais considera:
- 30 minutos adicionais de autonomia para operações diurnas.
- 45 minutos adicionais para operações noturnas.
Planejamento e Impacto do Vento
O vento é um fator crítico que afeta diretamente os cálculos de navegação.
- Vento de proa: aumenta o tempo de voo e o consumo de combustível, reduzindo o alcance.
- Vento de cauda: diminui o tempo de voo e o consumo, aumentando o alcance.
Quanto maior a duração do voo, maior será a influência do vento. Por isso, o piloto deve considerar a intensidade e a direção do vento durante o planejamento.
Cálculos nas Etapas do Voo
Os cálculos de navegação são realizados nas três principais fases: subida, cruzeiro e descida. Estes cálculos permitem um planejamento mais preciso, evitando imprevistos, como falta de combustível.
- Subida
- Considere o consumo elevado de combustível nesta fase.
- Calcule a razão de subida e o tempo necessário para atingir o nível de cruzeiro.
- Cruzeiro
- Determine a velocidade verdadeira (TAS) e o consumo de combustível por hora.
- Inclua os efeitos do vento para ajustar o tempo de voo e o consumo.
- Descida
- Planeje a descida considerando a razão ideal e o consumo reduzido durante esta fase.
Conclusão
Realizar cálculos precisos de autonomia, alcance e consumo é fundamental para um planejamento seguro e eficaz. Esses dados permitem ao piloto evitar surpresas, como falta de combustível, durante o voo. Com atenção aos efeitos do vento e um planejamento detalhado para cada etapa, o piloto estará preparado para qualquer eventualidade, garantindo a segurança e a eficiência da operação.