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Tema: Regra de Três Simples em Navegação

Os cálculos de navegação frequentemente dependem da regra de três simples, um método prático para resolver problemas quando se conhece dois valores e é necessário encontrar o terceiro. Para agilizar esses cálculos em voo, utiliza-se o computador de voo, ferramenta especialmente útil devido às limitações de tempo e espaço para manipular lápis, papel ou calculadoras tradicionais.

Aplicações Comuns

  • Velocidade, Tempo e Distância: Determina quanto tempo será necessário para percorrer uma determinada distância com uma velocidade constante.
  • Consumo de Combustível: Estima o combustível necessário para uma etapa do voo ou calcula o gasto em função do tempo.
  • Razão de Subida/Descida: Calcula o tempo para alcançar ou descer de um nível de voo com base na razão de subida/descida da aeronave.

Funcionamento no Computador de Voo

O computador de voo possui duas escalas principais:

  • Interna (móvel): Representa os valores de tempo.
  • Externa (fixa): Representa os valores relacionados a distância, velocidade, consumo e razão de subida/descida.

Por exemplo, para calcular o tempo necessário para uma subida:

  1. Dados: Razão de subida = 500 ft/min, altura a subir = 6000 ft.
  2. Lógica: Se em 1 minuto sobe 500 ft, quanto tempo levará para subir 6000 ft?
  3. Procedimento: Ajusta-se na escala interna o valor “10” (correspondente a 1 minuto) sob o valor “50” (representando 500 ft). Com essa configuração, a quantidade de subida (6000 ft) é localizada na escala externa, e o tempo é lido diretamente na escala interna.

Uso Prático

  • Para cálculos envolvendo horas (ex.: velocidade e distância), recomenda-se usar a seta horária na escala interna.
  • Para cálculos em minutos (ex.: razão de subida ou descida), utiliza-se o índice “10” na mesma escala.

Compreender a lógica de entrada e leitura de dados no computador de voo é essencial para maximizar sua eficácia, garantindo cálculos rápidos e confiáveis.