Calibração de Resistência
A calibração da resistência ôhmica do subsistema de indicação de T5 envolve a verificação e ajuste da resistência do circuito de medição de temperatura do motor. O processo inicia com a remoção da luva isoladora e tampas dos conjuntos de resistores. Em seguida, conecta-se o equipamento de teste para medir a resistência (Rc) e calcular o valor nominal de referência (Ri) através da fórmula Ri = 8 – 2 Rc. Este valor será usado como parâmetro para comparar as medições subsequentes.
O circuito é ajustado por meio do encurtamento dos resistores RD (indicador dianteiro) e RT (indicador traseiro), caso as resistências medidas excedam ou estejam abaixo de Ri ± 0,05 ohm. Quando a resistência medida é maior, remove-se a solda de um terminal e ajusta-se o comprimento do fio do resistor até atingir o valor desejado. Se a resistência for menor, o resistor deve ser substituído por um resistor-reserva, que será ajustado conforme o mesmo critério.
Após cada ajuste, desfaz-se o curto nos terminais do indicador e passa-se para a próxima etapa até completar os dois circuitos. Finalmente, reinstalam-se as tampas, a luva isoladora e o conector elétrico, assegurando o correto funcionamento do sistema de medição de T5. Este procedimento garante que a indicação da temperatura esteja dentro das especificações operacionais corretas.