Calibração de T5
A calibração do sub-sistema de indicação de T5 é um procedimento delicado que requer várias condições iniciais e medidas de segurança para garantir precisão na leitura de temperatura dos gases de escapamento do motor. Deve ser conduzida com o avião devidamente preparado para manutenção, incluindo a remoção do capô do motor e dos indicadores dianteiro e traseiro de T5.
Dois técnicos são recomendados: o Técnico “A” realiza a calibração na nacele do motor, enquanto o Técnico “B” auxilia nos postos de pilotagem. Equipamentos necessários incluem um multímetro digital com resolução de 0,01 ohm e um ferro de soldar de 30W.
O processo consiste em ajustar o comprimento do resistor do circuito até atingir o valor de resistência desejado. A cada ajuste, a extremidade do resistor deve ser soldada e a resistência medida cuidadosamente. Para evitar erros nas leituras, os terminais dos indicadores devem ser mantidos isolados entre si e da estrutura.
Alterações na calibração original só devem ser feitas após testes completos, inspeção do circuito e correção de anomalias, como mau contato ou componentes danificados. Além disso, é essencial garantir o uso do termopar específico do motor. O não cumprimento dessas etapas pode resultar em erros de indicação, com consequências graves para a integridade do motor.