Câmara de Combustão
A câmara de combustão, também conhecida como burner ou combustor, é uma seção essencial em motores a turbina. Sua principal função é queimar a mistura ar/combustível e adicionar energia térmica ao ar, que posteriormente será convertido em energia mecânica na turbina.
Componentes Principais
Todas as câmaras de combustão contêm os seguintes elementos básicos:
- Carcaça externa – fornece suporte estrutural e contenção dos gases quentes.
- Camisa interna perfurada – direciona o fluxo de ar e mantém a chama estabilizada.
- Sistema de injeção de combustível – injeta e atomiza o combustível para combustão eficiente.
- Dispositivos de ignição – iniciam a combustão, geralmente através de ignitores.
- Sistema de drenagem – remove combustível não queimado para evitar explosões ou acúmulo de resíduos.
Tipos de Câmaras de Combustão
Existem três tipos básicos de câmaras de combustão:
- Câmara múltipla ou caneca – usada em motores com compressores centrífugos e alguns motores de fluxo axial.
- Câmara anular – possui um design contínuo ao redor do motor, melhorando a eficiência da combustão e reduzindo peso.
- Câmara caneca anular – combinação dos dois tipos anteriores, sendo mais compacta e eficiente em motores modernos.
Fluxo de Ar e Refrigeração
O ar que entra na câmara de combustão é dividido em:
- Ar primário: direcionado para a mistura e combustão do combustível.
- Ar secundário: utilizado para resfriamento dos gases quentes antes de entrarem na turbina.
Importância da Combustão Controlada
A eficiência da câmara de combustão impacta diretamente no desempenho do motor, pois uma combustão incompleta pode gerar resíduos, reduzir a eficiência e aumentar a emissão de poluentes. Além disso, um resfriamento adequado evita danos às palhetas da turbina e melhora a durabilidade do motor.