Características do Cabo
Cabo elétrico para aeronaves deve atender diversos critérios devido às exigências específicas do ambiente de aviação. Entre os fatores a considerar estão a temperatura de operação, flexibilidade, resistência à abrasão, peso, fluxo de corrente e tensão aplicadas. Esses aspectos determinam o material do condutor e o tipo de isolamento necessário.
Condutores: A maioria dos cabos de aeronaves usa condutores de cobre trançado, conferindo maior flexibilidade e reduzindo falhas por fadiga. Os fios podem ser estanhados, niquelados ou revestidos de prata, dependendo da resistência térmica necessária. Fios de alumínio são menos comuns, utilizados abaixo de 105°C.
Isolamento: Deve ser resistente à abrasão, suportar altas temperaturas e evitar emissões excessivas de fumaça em casos de superaquecimento. Polímeros avançados têm melhorado significativamente o desempenho dos isolantes em termos de resistência térmica e mecânica.
Padrões regulatórios: Todo fio usado em aeronaves deve cumprir especificações como a MIL-W-5088L, que regula aspectos como isolamento dielétrico, combustão e resistência à corrosão. Além disso, a FAA fornece diretrizes através da circular consultiva AC 43.13-1B.
Fiação e instalação: Os cabos podem ser instalados em conduítes ou expostos em “fiação aberta”. No caso dos cabos com múltiplos condutores, a desvantagem é a dificuldade em substituir um fio individual, o que requer atenção durante o planejamento e instalação.
O conhecimento sobre as propriedades e especificações dos fios e cabos é crucial para garantir a segurança, funcionalidade e conformidade com normas em aplicações de aviação.