Navegação VOR
A determinação da posição de uma aeronave durante o voo utilizando o sistema VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) é feita através de um processo conhecido como marcação cruzada. Este método se baseia na interseção de informações provenientes de duas ou mais referências de posição.
Funcionamento do Método de Marcação Cruzada
- Linhas de Posição: O piloto utiliza duas linhas de posição (LOPs, Lines of Position), que são radiais emitidas por dois diferentes VORs. Cada linha representa a direção da aeronave em relação a uma estação VOR específica. O ponto onde essas linhas se cruzam indica a posição aproximada da aeronave.
- Uso do VOR e DME: Alternativamente, pode-se combinar a informação de um único VOR com a distância obtida por um sistema DME (Distance Measuring Equipment). O DME fornece a distância da aeronave à estação VOR, e a combinação com a radial do VOR permite localizar a aeronave em um ponto específico.
Limitações do VOR
- Precisão Relativa: A posição é aproximada, com limitações que não permitem alcançar a precisão de sistemas GNSS (Global Navigation Satellite Systems), como GPS.
- Alcance: O sinal VOR depende de linha de visão e sua eficiência é afetada por obstáculos ou pela curvatura da Terra em altitudes mais baixas.
O método de marcação cruzada é amplamente utilizado por sua simplicidade e confiabilidade dentro das limitações tecnológicas do sistema VOR. Ele permite que pilotos naveguem com segurança mesmo em condições meteorológicas adversas.