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O cilindro e o cárter são componentes essenciais dos motores aeronáuticos, especialmente em motores resfriados a ar, amplamente utilizados na aviação.

Cilindro

O cilindro abriga o pistão, que é responsável pela conversão da energia térmica em energia mecânica. Ele é projetado com:

  • Alhetas de resfriamento: Pequenas aletas aumentam a área de contato com o ar, facilitando a dissipação do calor gerado durante a combustão.
  • Material do cilindro: Normalmente fabricado em aço, com a superfície interna endurecida para resistir ao desgaste e reduzir o atrito com o pistão.
  • Camisa interna de aço: Nos cilindros de ligas leves, é usada uma camada interna de aço para aumentar a durabilidade e melhorar as características de resistência ao calor e ao desgaste.
Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Cárter

O cárter é a estrutura que sustenta e conecta os componentes principais do motor. Ele desempenha várias funções:

  • Base estrutural: É o local onde o cilindro, o eixo de manivelas e os acessórios são fixados.
  • Montagem no avião: O motor é conectado ao avião pelo cárter, sendo a estrutura que transmite o torque do motor e a tração da hélice para a fuselagem da aeronave.
  • Distribuição de força: Suporta o esforço mecânico gerado pelo funcionamento do motor e pelas forças de tração.
Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Ambos os componentes são projetados para operar em condições extremas, garantindo o desempenho e a segurança do motor em voo. O entendimento detalhado desses elementos é essencial para a manutenção e o diagnóstico de possíveis falhas.