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Combustíveis de Aviação e Número de Octanas

O número de octanas define a capacidade antidetonante de um combustível, essencial para a performance e segurança dos motores aeronáuticos. Ele é determinado pela proporção de iso-octana, que possui alta resistência à detonação, em uma mistura com n-heptano. Um combustível com grau 91, por exemplo, se comporta como uma mistura contendo 91% de iso-octana e 9% de n-heptano.

Classificação e Escalas Os combustíveis são classificados com base em misturas ricas e pobres. Quando se usa duas notas, como 100/130, o primeiro número refere-se ao desempenho da mistura pobre, enquanto o segundo é relativo à mistura rica. Para combustíveis com número superior a 100, é usada uma escala adicional que compara a potência livre de detonação com iso-octana pura.

Impactos na Performance do Motor Combustíveis de alta octanagem permitem aumentar a razão de compressão e a pressão de admissão, melhorando a eficiência e a potência dos motores. No entanto, condições severas de operação ou ajustes inadequados podem induzir a detonação mesmo nesses combustíveis.

Uso de Aditivos A capacidade antidetonante pode ser ampliada com aditivos como o Tetraetilchumbo (TEL), mas seu uso é limitado (até 6 ml por galão), pois quantidades excessivas aumentam corrosão e problemas com velas de ignição.

Corrosão Associada Dois tipos principais de corrosão ocorrem com gasolina “etilizada”: reações químicas entre produtos de combustão e superfícies metálicas quentes durante a operação do motor, e ácidos condensados formados quando o motor está desligado. Ambos exigem monitoramento para preservar a integridade dos sistemas.

Essas características destacam a importância da escolha correta do combustível e da calibração precisa do motor para otimizar o desempenho e garantir segurança operacional.