Combustível de Aviação a Jato

Combustível de Aviação a Jato

As aeronaves equipadas com motores a turbina utilizam um combustível destilado específico, conhecido como combustível de jato. Esse tipo de combustível é composto por hidrocarbonetos, contendo uma quantidade maior de carbono e enxofre em comparação com a gasolina de aviação. Para melhorar suas características de desempenho e segurança, aditivos podem ser incorporados, incluindo inibidores de corrosão e oxidação, além de aditivos anti-gelo para evitar a formação de cristais de gelo em altitudes elevadas.

Tipos de Combustível de Jato

Atualmente, são utilizados principalmente três tipos de combustível de aviação a jato:

  1. Jet-A: Um querosene pesado com alto ponto de fulgor e baixo ponto de congelamento. Ele tem uma pressão de vapor baixa, o que reduz perdas por evaporação em grandes altitudes. Esse combustível contém mais energia térmica por galão do que outros tipos.
  2. Jet-A1: Similar ao Jet-A, mas com uma formulação que permite operar em temperaturas extremamente baixas.
  3. Jet-B: Uma mistura de gasolina com frações de querosene, utilizada principalmente em regiões com temperaturas extremamente frias. Sua composição melhora a volatilidade, tornando-o mais adequado para partidas a frio.

Propriedades e Identificação

Os combustíveis de jato são geralmente incolores ou apresentam uma coloração âmbar (cor de palha), dependendo da origem do petróleo cru. Ao contrário da gasolina de aviação, não possuem coloração distinta para identificação visual. Além disso, esses combustíveis absorvem água mais facilmente, o que pode levar à formação de gelo em altitudes elevadas.

Uma característica essencial do combustível de jato é sua volatilidade controlada. Um nível adequado de volatilidade é necessário para:

  • Facilitar a partida a frio e reinícios em voo;
  • Minimizar o risco de calço de vapor e perdas por evaporação.

O combustível Jet-A tem volatilidade muito baixa, formando pouco vapor em condições normais, enquanto o Jet-B pode gerar vapores dentro da faixa inflamável ou explosiva em determinadas temperaturas.

Contaminação e Cuidados

Os combustíveis de jato são suscetíveis à contaminação por água, que pode estar dissolvida no combustível ou em forma de gotículas em suspensão. Essa contaminação pode resultar na formação de gel congelante, impactando o desempenho dos motores. Além da água, impurezas como oxidação, ferrugem e sujeira podem comprometer a qualidade do combustível.

Assim, a manutenção adequada dos sistemas de combustível e a realização de testes regulares para detectar contaminantes são essenciais para garantir a segurança e eficiência dos motores a turbina.